APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "P"

ponto de referência
Sinônimo - Português
waypoint
Definição1
Local geográfico usado para definir uma rota de navegação de área ou a trajetória de uma aeronave que emprega a navegação de área. Os "Waypoints" são identificados como: "fly-by waypoint" e "flyover waypoint".
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 100-37: serviços de tráfego aéreo. Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=3954. Acesso em: 06 ago. 2014.
Definição2
Ponto de notificação ou fixo em rotas ou procedimentos baseados em sistemas de navegação da área.
Fonte2
TROCANDO em miúdos: dicionário de termos aeronáuticos: gerenciamento do tráfego aéreo. São Paulo: C&R Editorial, 2010.
Fonte3
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. IS 91-001: aprovação de aeronave e operadores para condução de operações PBN. Aprovação de aeronaves e operadores para condução de operações PBN. Brasília, 2012. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/IS91-001C.PDF. Acesso em: 11 out. 2013.
Fonte4
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. MACAR: manual de confecção de cartas aeronáuticas. Cartas IFR. Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/download.cfm?d=4014. Acesso em: 09 jun. 2014
Nota adicional1
Caso já exista um auxílio à navegação, não será necessário estabelecer um ponto de notificação ou waypoint, e assim sucessivamente.
Nota adicional2
As informações fornecidas para este termo são resultantes de trabalhos de pesquisa do DECEA em cooperação com a ANAC.
Contexto
Tendo em vista a necessidade de que sejam apresentados(as) na Carta de Obstáculos de Aeródromo -Tipo C : a) o ponto de referência do aeródromo e sua posição geográfica; b) a pista e a projeção da linha de centro de pista; c) os obstáculos que interfiram em 3 a) e b); d) a exata localização de cada significativo obstáculo por um símbolo; foi escolhida uma carta topográfica na escala 1:50.000 a qual apresenta esses detalhes acima relatados, sendo que os obstáculos contidos em 3 a) e b), dentro da distância de 45Km(24NM) do ponto de referência do aeródromo, serão destacados.
Subárea
Navegação Aérea
Narrower Term
ponto de referência de aeródromo
ponto de referência no solo