APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "P"

ponto de orvalho
Definição1
Temperatura em que, sob condições ordinárias, começa a condensação numa massa de ar resfriada. Ela varia com a umidade específica. O ponto de orvalho é uma propriedade conservativa da massa de ar.
Fonte1
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. CIRCEA 100-68: instruções para o preenchimento de fichas de progressão de voo (FPV) IEPV 100-37 e IEPV 100-38. Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=4084. Acesso em: 29 abr. 2015.
Nota adicional1
As informações fornecidas para este termo são resultantes de trabalhos de pesquisa do DECEA em cooperação com a ANAC.
Contexto
As mensagens transmitidas para as aeronaves que chegam ou saem conterão, salvo o prescrito em 5.17.2, as seguintes informações meteorológicas: a) direção e velocidade do vento médio na superfície e suas variações significativas; b) visibilidade, incluindo variações significativas ou, caso disponível, o alcance visual na pista; c) condições meteorológicas presentes; d) quantidade e altura da base das nuvens mais baixas; e) temperatura do ar; f) ponto de orvalho, quando solicitado pela aeronave; g) outras informações significativas, se houver; e h) quando proceder, informações referentes a mudanças significativas previstas.
Subárea
Meteorologia
Related Term
temperatura do ponto de orvalho
temperatura termodinâmica do ponto de orvalho