APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "P"

pairar
Definição1
Ação de pairar ou voar lentamente; ato de voar em marcha lenta ou de ficar suspenso no ar; estacionário ou suspenso num ponto acima do solo ou na terra; condição de voo na qual um helicóptero não tem velocidade de transalação e nem velocidade vertical com relação ao ar.
Fonte1
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Definição2
(aer/pil) Ação de pairar ou voar lentamente suspenso no ar; ato de voar em marcha lenta ou de ficar suspenso no ar; estacionário ou suspenso num ponto acima do solo ou da Terra; condição de voo na qual um helicóptero não tem velocidade de translação e nem velocidade vertical com relação ao ar; (ast) da mesma forma, uma condição de voo na qual a nave permanece numa posição fica no ar, com relação a algum objeto fixo.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 63-19: análise de obstáculos em zonas de proteção de aeródromos, helipontos, e auxílios à navegação aérea. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=2536. Acesso em: 16 ago. 2011.
Fonte3
DUTRA, Luiz Costa e Silva. Glossário aerotécnico: inglês-português. São Paulo: Traço, 1979. 469 p.
Contexto
2.1.14 ÁREA DE APROXIMAÇÃO FINAL E DECOLAGEM   Área definida, no entorno de um heliponto, sobre a qual a fase final da manobra de aproximação para pairar ou pousar é completada e na qual a manobra de decolagem começa.
Subárea
Pilotagem
Related Term
voar lentamente