APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

<< manta agulhada | manuais de operação da aeronave | manual de operações do aeródromo >>
Back to: "M"

manuais de operação da aeronave
Definição1
Também conhecido como Manual do Piloto (MAPIL), é um compêndio compilado das publicações técnicas do fabricante da aeronave. Normalmente, apresenta uma descrição geral da aeronave, o funcionamento dos seus sistemas e componentes, suas performances e os procedimentos para operá-la em condições normais e nas emergências.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. MCA 58-3: manual do curso piloto privado - avião. Rio de Janeiro, 2004. Disponível em: . Acesso em: 12 set. 2011.
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. IS 119-001 Revisão B: processo de certificação de empresa de transporte aéreo. Processo de certificação de empresa de transporte aéreo. Brasília, 2011. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/IS119-001B.PDF. Acesso em: 4 jul. 2011.
Contexto
5.5.2.3.4 No mínimo, os manuais e programas que devem estar anexados ao FOP 104 são: (...) i) Manuais de Operação da Aeronave (AOM) de todas as aeronaves que serão empregadas na operação, caso a organização não adote o AFM. O conjunto de manuais SOP, FCOM, QRH e tabelas de desempenho/análise de pista, devem ser considerados como AOM; (...)