APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "F"

faixa de pista
Definição1
Área definida no aeródromo, que inclui a pista de pouso e as zonas de parada, se disponíveis, destinada a proteger a aeronave durante as operações de pouso e decolagem e a reduzir o risco de danos à aeronave, em caso desta sair dos limites da pista.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 154: projeto de aeródromos. Brasília, 2009. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/RBAC154EMD00.PDF. Acesso em: 18 jul. 2014.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. IAC 061-1003: verificação de perícia para concessão de licenças e habilitações. Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/iac/IAC061_1003.pdf. Acesso em: 15 ago. 2011.
Nota adicional1
As informações fornecidas para este termo são resultantes de trabalhos de pesquisa do DECEA em cooperação com a ANAC.
Contexto
Proficiência aceitável: o desempenho deve ser compatível com o grau de experiência normalmente esperado para a licença requerida. O examinando deve demonstrar sua capaci- dade de pilotagem dentro das seguintes tolerâncias: corrida da decolagem: sempre sob controle, utilizando a faixa de pista disponível; e variação de velocidade na decolagem: ± 5kt em relação à velocidade recomendada para o melhor ângulo ou razão de subida.
Subárea
Infraestrutura Aeroportuária
Narrower Term
faixa de pista de táxi