APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Inglês

( A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

<< brevê | briefing | brifim >>
Back to: "B"

briefing
Sinônimos - Português
apronto; preleção
Definição1
Palavra de origem inglesa amplamente usada na aviação que significa verbalização dos procedimentos a serem executados durante uma missão, que tenham sido planejados a priori, e o que se espera da atuação e participação de cada um.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. IAC 060-1002A: treinamento em gerenciamento de recursos de equipes (corporate resource management - CRM). Rio de Janeiro, 2005. (Instrução de Aviação Civil)
Definição2
Checagem entre tripulantes para o estabelecimento prévio dos procedimentos e manobras de voo.
Fonte2
CAMPOS, M. C.; PAIVA, P. T.; PRICEVICIUS, T.; VARANDA, T. V. C. Glossário de aviação. São Paulo: Núcleo de Estudos de Tradução, 2002.
Definição3
Atividade didática da missão caracterizada pela explanação oral, por parte do instrutor de voo, dos exercícios a serem desenvolvidos na missão.
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. MMA 58-4 - Manual de curso de piloto privado-helicóptero. Rio de Janeiro, 1995. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/habilitacao/manualCursos.asp. Acesso em: 05 nov. 2014.
Fonte4
ANTAS, Luiz Mendes. Dicionário de termos técnicos: inglês-português. 6. ed. São Paulo: Traço, [s. d. ]. 948 p.
Nota linguística
Brasileirismo oriundo da palavra briefing e que significa as últimas informações e instruções necessárias para o cumprimento de missão ou operação.
Contexto
Antes de iniciar cada missão de voo, o instrutor deverá, obrigatoriamente, fazer um briefing (preleção), momento em que explanará, detalhadamente, como transcorrerá a referida missão, desde o apronto inicial até o encerramento completo do voo. Colocando em ordem cronológica as diversas fases da missão, o instrutor explicará minuciosamente as técnicas corretas de execução de cada exercício e os erros mais comuns ou suscetíveis de serem cometidos pelo piloto-aluno.
Subárea1
Segurança da Aviação/Operacional
Related Term
debriefing
Variante
brifim
Inglês
briefing