APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Inglês

( A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "D"

debriefing
Sinônimos - Português
apronto após voo
Definição1
Apronto após voo, exposição verbal sobre a missão realizada, relato da missão.
Fonte1
EMBRAER. Technical dictionary english-portuguese. [São José dos Campos], 2001.
Definição2
Atividade didática da missão caracterizada pela explanação oral, por parte do instrutor de voo, dos exercícios da missão recém-realizada, quando são comentados os erros e acertos e recomendados procedimentos para prevenir possíveis erros futuros.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. MMA 58-4 - Manual de curso de piloto privado-helicóptero. Rio de Janeiro, 1995. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/habilitacao/manualCursos.asp. Acesso em: 05 nov. 2014.
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. Instituto de Aviação Civil. MMA 58-9: manual de curso de voo por instrumentos. Rio de Janeiro, 1991. Disponível em: http://www.anac.gov.br/acesso-a-informacao/biblioteca/manuai s-de-cursos-da-anac-1/mma-58-9.zip/view. Acesso em: 25 out. 2019.
Fonte4
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. MCA 58-3: manual do curso piloto privado - avião. Rio de Janeiro, 2004. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/arquivos/pdf/MCA58-3.pdf. Acesso em: 09 maio 2016.
Contexto
Ao final do voo, o instrutor deve proceder ao debrifim, quando comentará com o aluno os exercícios realizados na missão, indicando os erros e acertos, e fará a recomendação dos procedimentos a serem adotados para prevenir erros futuros.
Para facilitar o trabalho do instrutor de vôo e a compreensão do piloto-aluno durante o briefing ou o debriefing, essa sala deverá ser dotada de miniaturas das aeronaves de instrução, bem como de quadros ilustrativos e gravuras que destaquem a área de instrução, a zona do aeródromo, com especial ilustração das referências que sirvam para orientar os pilotos-alunos em relação à zona de tráfego, à localização e às características dos obstáculos existentes nas proximidades do aeródromo (principalmente daqueles que possam afetar a segurança de vôo).
Subárea1
Segurança da Aviação/Operacional
Related Term
briefing
Variante
debrifim
Inglês
debriefing