APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Inglês

( A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

<< ameaça | ameaça de bomba | amerissagem forçada >>
Back to: "A"

ameaça de bomba
Definição1
Qualquer tipo de comunicação, sugerindo ou indicando que a segurança de uma pessoa, de uma aeronave em voo ou em solo, de um aeroporto ou outra instalação da aviação civil possa estar em perigo pela presença de artefatos explosivos, químicos, biológicos ou radiológicos.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. CIRCEA 100-56: tráfego aéreo – ações dos órgãos ATS em caso de atos de interferência ilícita contra a aviação civil. Rio de Janeiro 63-12
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. Resolução n. 106, de 30 de junho de 2009. Aprova sistema de gerenciamento de segurança operacional para os pequenos provedores de serviço da aviação civil. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Seção 1, p.16, 03 jul. 2009. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/RA2009-0106.PDF. Acesso em: 12 set. 2011.
Contexto
O planejamento do atendimento às emergências aeronáuticas que possam ocorrer em um aeródromo é o processo de mobilização dos recursos disponíveis para atender à aeronave envolvida e seus ocupantes, incêndios em prédios do aeroporto, desastres naturais, ocorrências com materiais perigosos, atos ilícitos e sabotagem, inclusive com ameaça de bomba, visando minimizar os efeitos que daí decorram.
Subárea1
Segurança da Aviação/Operacional
Related Term
ameaça
Inglês
bomb threat