APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Inglês

( A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "A"

ameaça
Definição1
Intenção declarada de causar prejuízo, dano ou outra ação hostil a alguém, não se restringindo apenas a um evento isolado, podendo ser compreendida como circunstância ou tendência.
Fonte1
EMBRAER. Technical dictionary english-portuguese. [São José dos Campos], 2001.
Definição2
Aeronave intrusa à qual se deve prestar atenção especial devido a sua proximidade com a aeronave ACAS ou porque as medições sucessivas de distância e altitude indicam que poderia estar em rumo de colisão ou quase colisão com relação à aeronave ACAS. Neste caso, o tempo disponível entre o aviso e a previsão de conflito, em decorrência de uma ameaça, é suficientemente pequeno de maneira que é justificado o aviso de resolução (RA).
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 111: Programa Nacional de Controle da Qualidade em Segurança da Aviação Civil Contra Atos de Interferência Ilícita. Brasília, 2010. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/transparencia/pdf/bps33s/RBAC%20111% 20EMD%20111-01.pdf . Acesso em: 03 out. 2011.
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 100-32: procedimentos operacionais e orientações de treinamento para pilotos e controlador de tráfego aéreo com relação ao Sistema de Anticolisão de Bordo (ACAS). Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: . Acesso em: 16 ago. 2011.
Fonte4
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. IAC 139-1002: sistema de gerenciamento da segurança operacional (SGSO) em aeroportos. Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/iac/IAC139_1002.pdf. Acesso em: 15 ago. 2011.
Contexto
Na década de noventa, o termo “acidente organizacional” foi universalizado, pois a maioria dos fatores contribuintes para o acidente está na própria organização. Considerando, desde então, que a grande ameaça à segurança operacional do aeroporto está na própria organização, conclui-se que o caminho mais eficiente para garantir a operação mais segura das aeronaves nos aeroportos seria o de implementar um Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO).
Subárea1
Segurança da Aviação/Operacional
Related Term
ameaça de bomba
Inglês
threat