APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Inglês

( A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "S"

sistema global de navegação por satélite
Definição1
O sistema global de navegação por satélite é definido como uma constelação de satélites que permite determinar o posicionamento e localização de um veículo ou receptor em qualquer lugar do globo, seja em terra, mar ou ar. O GNSS atual é constituído pelas constelações existentes do GPS e GLONASS, além dos sistemas de aumentação e das bases de dados de navegação. Futuramente, a partir de sua operacionalização efetiva, o Galileo também será parte componente do GNSS, assim como, possivelmente, o sistema Compass, em desenvolvimento sob égide chinesa.
Fonte1
TROCANDO em miúdos: dicionário de termos aeronáuticos: gerenciamento do tráfego aéreo. São Paulo: C&R Editorial, 2010.
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. IS 21-013: instruções para obtenção de aprovação de instalação de equipamentos GNSS (Global Navigation Satellite Systems) stand alone para operações VFR e IFR PBN (Performance-Based Navigation). Instruções para obtenção de aprovação de instalação de equipamentos GN. Brasília, 2012. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/IS21-013A.PDF Acesso em: 11 out.2013.
Nota adicional1
Sigla em inglês: GNSS.
Subárea1
Navegação Aérea
Inglês
global navigation satellite system
Imagem

 A animação mostra o conjunto de luas Galileanas,  orbitando em torno da Terra e quantos satélites são vistos desde um ponto da superfície do planeta.

A animação mostra o conjunto de luas Galileanas, orbitando em torno da Terra e quantos satélites são vistos desde um ponto da superfície do planeta.

Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Galileo_sat_constallation.gif?uselang=es

 Sistema de navegação por satélite utilizado em um navio tanque: cartas náuticas eletrônicas.

Sistema de navegação por satélite utilizado em um navio tanque: cartas náuticas eletrônicas.

Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Navigation_system_on_a_merchant_ship.jpg?uselang=es