APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Inglês

( A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

<< certificado de tipo | certificado médico aeronáutico | certificado suplementar de tipo >>
Back to: "C"

certificado médico aeronáutico
Definição1
Documento emitido por uma JES, pelo CEMAL ou pela JSSAer que atesta que o pessoal civil está apto para exercer as atividades de controlador de tráfego aéreo e de operador de estação aeronáutica.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 102-7: licença, certificado e habilitação de operador de estação de telecomunicações. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=3602. Acesso em: 16 ago. 2011.
Definição2
Documento emitido por Junta ou Órgão de Saúde do Comando da Aeronáutica, ou Organização por este credenciada, após inspeção de saúde a que se submete o pessoal civil ATCO do Comando da Aeronáutica ou de Empresas credenciadas para a prestação dos Serviços de Tráfego Aéreo.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 100-33: certificado de habilitação técnica para instrutor de instituição de formação de controladores de tráfego aéreo. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=3604. Acesso em: 16 ago. 2011.
Fonte3
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (BRASIL). Profissionais da aviação civil: processo de licenças e habilitações: CMA: exame médico. Brasília, 2018. Disponível em: http://www.anac.gov.br/assuntos/setor-regulado/profissio nais-da-aviacao-civil/processo-de-licencas-e-habilitacoes/a- cma-2013-exame-medico#7. Acesso em: 16 fev. 2018.
Nota adicional1
Sigla em português: CMA.
Contexto
Com a mudança do Certificado de Capacidade Física (CCF) em papel para o Certificado Médico Aeronáutico (CMA) online e com a nova Carteira de Habilitação Técnica (CHT) – que passa a conter informações sobre a Classe, grupo sanguíneo e fator Rh – os tripulantes da aviação civil poderão comprovar a certificação médica acessando o Portal da ANAC, no link “Consultas de licenças e habilitações”, mediante CPF e CANAC.
Subárea1
Licença de Pessoal
Inglês
medical certificate