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envergadura
D1:
Máxima distância medida paralela ao eixo lateral, de ponta a ponta de um aerofólio, de uma asa de avião (inclusive os ailerões) ou de um estabilizador (inclusive os profundores). É também usada para designar a dimensão do comprimento de uma viga ou distância entre suportes. Distância máxima da raiz à ponta da pá da hélice.
F1:
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
F2:
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. Emenda 02. Brasília, 2011. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/RBAC01EMD02.PDF. Acesso em: 30 jun. 2014.
F3:
450. BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. AIC-N 06/14: aproximações visuais e decolagens com separação visual para o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SBGR). Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: http://servicos.decea.gov.br/arquivos/publicacoes/107bacfa-8871-445b-9e5c8df2a6f3b21e.pdf?CFID=017be123-6cec-47b3-adca-48992b66bf10&CFTOKEN=0. Acesso em: 15 maio 2014.
CONT1:
Configuração canard significa uma configuração de avião na qual a envergadura da asa dianteira é substancialmente menor que a envergadura da asa principal.
CONT2:
Nos casos em que a envergadura e ailerons da aeronave precedente se estendem para além do campo de fluxo de rotação do vórtice, o comando de contra rotação é geralmente eficaz e a rolagem induzida é mínima. É mais difícil para aeronaves com envergadura menor (em relação à aeronave que gera o vórtice) contrariar a rolagem induzida pelo vórtice de esteira de turbulência. Pilotos de aeronaves de menor envergadura, mesmo que sejam de desempenho maior, devem estar especialmente alertas para encontros com vórtices de esteira de turbulência. A esteira de turbulência de aviões maiores exige o respeito de todos os pilotos.
SA:
Estrutura da Aeronave
RT:
asa
NT:
envergadura da pá
FRA:
envergure