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sistema de pouso por instrumentos
Definição1
Sistema de voo por instrumentos formado pelo glide slope, que emite sinais indicativos da rampa de aproximação e o localizer (LOC), que indica o eixo da pista; ILS CAT I – sistema de ILS que permite aproximações por instrumentos até 800 metros da cabeceira a uma altura de 60 metros; ILS CAT II – sistema de ILS que permite aproximações por instrumentos até 400 metros da cabeceira a uma altura de 30 metros; ILS CAT III – sistema de ILS que permite aproximações por instrumentos com visibilidade zero.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: regulamentos brasileiros de aviação civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. [S.l.], 2008. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil)
Definição2
Sistema de precisão que fornece informações eletrônicas de trajetória lateral, longitudinal e vertical a serem utilizadas pelas aeronaves em aproximações para pouso sob condições de operação e visibilidade reduzida. O seu uso requer entre outras instalações um correspondente sistema de luzes de aproximação (ALS - approach lighting system). ILS CAT I: Sistema de aproximação e pouso de precisão que conduz a aeronave até uma altura mínima de 60 metros sobre a cabeceira da pista (DH), requerendo uma visibilidade mínima de 800 metros como parâmetro para prosseguimento na aproximação de pouso. ILS CAT II: Sistema de aproximação e pouso de precisão que conduz a aeronave até uma altura mínima de 30 metros sobre a cabeceira da pista (DH), requerendo uma visibilidade mínima de 400 metros como parâmetro para prosseguimento na aproximação de pouso. ILS CAT IIIA: Sistema de aproximação e pouso de precisão que conduz a aeronave até uma altura mínima de 15 metros sobre a cabeceira da pista (DH), requerendo uma visibilidade mínima de 200 metros como parâmetro para prosseguimento na aproximação de pouso. ILS CAT IIIB: Sistema de aproximação e pouso de precisão que conduz a aeronave até uma altura mínima de 15 metros sobre a cabeceira da pista (DH), requerendo uma visibilidade mínima de 50 metros como parâmetro para prosseguimento na aproximação de pouso. ILS CAT IIIC: Sistema de aproximação e pouso de precisão que conduz a aeronave até o pouso sem limitações de altura de decisão (DH) ou de visibilidade mínima para prosseguimento na aproximação e pouso.
Fonte2
TROCANDO em miúdos: dicionário de termos aeronáuticos: gerenciamento do tráfego aéreo. São Paulo: C&R Editorial, 2010.
Definição3
Auxílio-rádio para a navegação destinado a facilitar o pouso das aeronaves, proporcionando-lhes um guiamento lateral e vertical e indicações da distância do ponto de pouso. O ILS é composto de: 1 localizador - emissor cujos sinais acionam o receptor da aeronave, fornecendo indicações precisas da trajetória em relação ao prolongamento do eixo da pista; 2 planeio - emissor cujos sinais direcionais em plano inclinado acionam o receptor da aeronave, fornecendo indicações precisas de ângulo de planeio ideal para a descida da aeronave até o ponto crítico; 3 marcador - emissor cujos sinais indicam a distância da pista e são designados por: a) marcador médio - localizado entre a pista e o marcador externo ou b) marcador externo - localizado no início das trajetórias de planeio e do localizador. Estes marcadores poderão ser de: baixa frequência (LF - semelhante ao NDB); ou muito-alta frequência (VHF de pouca potência e geralmente emitindo sinais em forma de leque); 4 luzes de aproximação, indicador visual do final das trajetórias do localizador e de planeio. Uma variante deste sistema é o de aproximação baixa por instrumento ou ILAS.
Fonte3
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Nota adicional1
As informações fornecidas para este termo são resultantes de trabalhos de pesquisa do DECEA em cooperação com a ANAC.
Nota linguística
ILS é sigla do inglês: instrument landing system.
Espanhol
sistema de aterrizaje por instrumentos
Imagem

 Conjunto localizador de antenas refletora dipolo de 21 elementos do sistema de pouso por instrumento, na Pista 27R, do Aeroporto Internacional de Hannover/Langenhagen - EDDV. A imagem mostra a parte de trás do Sistema de antenas.

Conjunto localizador de antenas refletora dipolo de 21 elementos do sistema de pouso por instrumento, na Pista 27R, do Aeroporto Internacional de Hannover/Langenhagen - EDDV. A imagem mostra a parte de trás do Sistema de antenas.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/File:EDDV-ILS_27R_Localizer.jpg

 Sistema de pouso por instrumentos, categoria I.

Sistema de pouso por instrumentos, categoria I.

Fonte: BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. MANINV-BRASIL: manual brasileiro de inspeção em voo. Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/view.cfm?id=2755. Acesso em: 10 jun. 2014.

 Sistema de pouso por instrumentos, categorias II e III.

Sistema de pouso por instrumentos, categorias II e III.

Fonte: BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. MANINV-BRASIL: manual brasileiro de inspeção em voo. Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/view.cfm?id=2755. Acesso em: 10 jun. 2014.