APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "C"

certificação
Definição1
Processo complementar ao de homologação para os aeródromos enquadrados na seção 139.101 deste regulamento, no qual a ANAC, após as verificações de conformidade com a legislação em vigor, emite o Certificado Operacional de Aeroporto com titularidade pelo operador de aeródromo, atestando o cumprimento dos requisitos de segurança operacional.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 139: certificação operacional de aeroportos. Brasília, 2009. Disponível em: . Acesso em: 18 fev. 2011.
Definição2
Corresponde ao exame inicial realizado no candidato a comissário com a finalidade de emissão de Licença de Comissário.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. IAC 063-1001: verificação de competência para concessão de licenças e habilitações de comissários de vôo. Rio de Janeiro, 2006. Disponível em: . Acesso em: 15 ago. 2011.
Definição3
Processo complementar ao de homologação para os aeroportos internacionais e os aeroportos nacionais onde operam ou se pretendam operar serviços de transporte aéreo regular de passageiros, utilizando aeronaves com capacidade superior a 60 (sessenta)assentos, no qual o DAC, após as verificações de conformidade com a legislação em vigor, emite o Certificado Operacional do Aeroporto à Administração Aeroportuária Local, atestando o cumprimento dos requisitos de segurança operacional.
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. IAC 139-1001: manual de operações do aeroporto. Rio de Janeiro, 2004. Disponível em: . Acesso em: 15 ago. 2011.
Definição4
Aprovação dada pela autoridade governamental de aeronavegabilidade apropriada, declarando que o ULD da aeronave preenche os requisitos de desempenho definidos na ISO 8097, apropriada para sua identificação.
Fonte4
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13537: carga aérea e equipamento de apoio no solo para aeronave – vocabulário. Rio de Janeiro, 2006.
Subárea
Autoridade Aeronáutica
Narrower Term
certificação suplementar de tipo