APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "A"

acidente aeronáutico
Definição1
É toda ocorrência relacionada com a operação de uma aeronave no período entre o embarque do passageiro, com a intenção de realizar um voo, até o momento em que todas as pessoas tenham dela desembarcado e, durante o qual, pelo menos uma das situações abaixo ocorra: a) Qualquer pessoa sofra lesão grave ou morra em decorrência de sua presença na aeronave, em contato direto com qualquer de suas partes, incluindo aquelas que dela tenham se desprendido, ou submetido à exposição direta do sopro de hélice, rotor ou escapamento de jato, ou às suas consequências. Exceção é feita quando as lesões resultarem de causas naturais, forem auto ou por terceiros infligidas, ou forem causadas a pessoas que embarcaram clandestinamente e se acomodaram em área que não as destinadas aos passageiros ou aos tripulantes. b) A aeronave sofra dano ou falha estrutural que afete adversamente a resistência estrutural, o seu desempenho ou as suas características de voo ou, ainda, se exigir a substituição de grandes componentes ou a realização de grandes reparos no componente afetado. Exceção é feita para falha ou danos limitados ao motor, carenagens, seus acessórios, hélices, pontas de asas, antenas, pneus, freios, ou pequenos amassamentos ou perfurações no revestimento da aeronave. c) A aeronave seja considerada desaparecida ou o local onde se encontra seja absolutamente inacessível.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. CNS/ATM Glossário. Disponível em: . Acesso em: 23 mar. 2012.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. IAC 139-1001: manual de operações do aeroporto. Rio de Janeiro, 2004. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/iac/IAC139_1001.zip. Acesso em: 15 ago. 2011.
Contexto
RELATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO DE ACIDENTE AERONÁUTICO (RELIAA)   2.21   Documento formal resultante da coleta e da análise de fatos, dados e circunstâncias relacionadas a um Acidente Aeronáutico. É regulado pela NSMA 3-6 “Investigação de Acidente e de Incidente Aeronáutico”.
Subárea
Segurança Operacional
Subárea2
acidente aéreo
lesão grave
Imagem

 A CGI rendering of the two 747s that were destroyed in the Tenerife Disaster, just before the collision.

A CGI rendering of the two 747s that were destroyed in the Tenerife Disaster, just before the collision.

Fonte: http://es.wikipedia.org/wiki/Archivo:Tenerife747s.png