Se você não consegue visualizar esta imagem, clique aqui.

 

 

 

 

Edição n°16 | 22 de outubro de 2009

 

 

 

 

    

 

Aviação cresceu 10% no Brasil em 2008

Mais de 56 milhões de passageiros embarcaram em companhias aéreas brasileiras em 2008, número 10,1% superior ao de 2007. Em dez anos, o salto no número de passageiros foi de 146%. Esses são resultados do setor apresentados no Anuário do Transporte Aéreo – Vol. I – Dados Estatísticos, publicado pela ANAC e disponível na Internet. O documento traz dados sobre o crescimento da oferta e demanda no tráfego doméstico e internacional – motivados também pela liberação tarifária para os voos do Brasil para a América do Sul – e ainda informações detalhadas sobre frota e equipe operacional das companhias aéreas brasileiras, volume de passageiros e carga por cidade e região, números de passageiros e carga dos voos entre o Brasil e outros 38 países. Consulte aqui a íntegra dos Anuários desde 1995.

 

Em setembro, mercado doméstico cresceu quase 30%

No ano de 2009, o tráfego aéreo no Brasil continua em forte expansão. O crescimento no mercado doméstico no mês de setembro, em relação ao mesmo mês do ano passado, foi de 29,93%. Nos primeiros nove meses do ano, o tráfego doméstico já acumula uma elevação de 10,46%. Também nos voos internacionais as empresas brasileiras apresentaram uma reação em setembro: aumento de 8,15% no volume de passageiros em relação a setembro de 2008 – início da crise econômica mundial –, embora no ano as companhias brasileiras ainda acumulem queda de 4,58% no mercado internacional. Veja a íntegra dos dados e a participação de mercado das companhias aéreas regulares aqui.

 

Pequenos provedores têm orientação sobre manual

Em mais uma ação voltada aos pequenos provedores da aviação civil – escolas de aviação, aeroclubes e operadores de aeródromos com menos de 400 mil passageiros por ano, entre outros – a ANAC divulga em sua página na Internet orientações para facilitar a elaboração do Manual de Gerenciamento de Segurança Operacional. O documento é obrigatório e deve ter atualização constante. A ANAC divulga exemplos de alguns manuais, com seus principais itens, que auxiliam os pequenos provedores por serem adequados à sua realidade. Neste ano, a ANAC também já realizou treinamento presencial para a elaboração deste manual, além de ter definido requisitos específicos de implementação, operação e manutenção do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional para os pequenos provedores. Consulte aqui os exemplos de manuais. A ANAC também oferece cursos de segurança operacional voltados aos pequenos provedores. Consulte o calendário dos cursos aqui.

 

Aeroportos também terão avaliação de usuário

Em breve, os usuários de transporte aéreo poderão avaliar na Internet os serviços prestados pelos aeroportos brasileiros, da mesma forma como já é possível fazer com relação às empresas aéreas, no Espaço do Passageiro. A ANAC está elaborando um estudo para determinar quais serão os indicadores de qualidade que os passageiros poderão usar para, futuramente, dar notas de 0 a 10 para os serviços, que formarão um ranking popular dos melhores aeroportos. O estudo irá incluir entrevistas já realizadas com usuários dos aeroportos de Guarulhos, Congonhas e Brasília e medições do tempo gasto no check-in, despacho de bagagens, inspeção de segurança para entrada na sala de embarque e outros. Desde maio, os usuários já avaliam os serviços das companhias aéreas e formam o ranking das empresas nacionais e estrangeiras que atuam no País. Acesse aqui o Espaço do Passageiro.

 

Brasil organiza voos em Guarulhos para o Verão Iata

O Brasil se prepara para mais uma temporada de voos em Guarulhos, o chamado Verão Iata (sigla em inglês para a Associação Internacional de Transportes Aéreos). Esse é um processo mundial que ocorre em dois momentos: o verão, de março a outubro, e o inverno, de outubro a março. O objetivo é coordenar os voos para melhor atender a demanda das empresas aéreas em aeroportos com restrição de capacidade. Já estão disponíveis na página da ANAC na Internet as informações para as companhias brasileiras e estrangeiras que queiram solicitar slots (horários de pouso ou decolagem) no aeroporto de Guarulhos para o período entre 28 de março e 31 de outubro de 2010. O Comitê de Facilitação de Voos brasileiro - composto por ANAC, Infraero e Aeronáutica - irá representar o Brasil na Conferência de Coordenação de Slots que acontecerá no Canadá, nos dias 19 e 20 de novembro. Para saber mais clique aqui.

 

20 aeroclubes se inscreveram para convênios

Vinte aeroclubes, de oito Estados, se inscreveram para formar convênios com a ANAC e oferecer bolsas de estudo para jovens pilotos. Serão 240 bolsas, para alunos de 18 a 35 anos dos cursos de Piloto Privado e Piloto Comercial de avião. A ANAC agora analisará os planos de trabalho dessas instituições e serão escolhidas aquelas que possuírem as melhores condições técnicas para a realização das aulas práticas. Após a celebração dos convênios, que deve ocorrer até o final do ano, haverá o processo de seleção para os candidatos em 2010. Para concorrer, os candidatos deverão ter sido aprovados no curso teórico e ter pelo menos 25% das horas de voo já concluídas. O programa terá investimentos de R$ 3 milhões do Programa de Desenvolvimento da Aviação Civil, do Ministério da Defesa. Consulte mais informações sobre os convênios aqui.

 

Funções de celular inteligente no modo "avião"

As companhias aéreas podem autorizar que seus passageiros utilizem equipamentos eletrônicos portáteis durante os voos, desde que não emitam ondas eletromagnéticas que causem interferência nos sistemas de aeronave. É o caso, por exemplo, dos chamados celulares inteligentes (smartphones) que possuem configurações “voo” ou “avião”, além de notebooks, aparelhos que reproduzem músicas e vídeos, câmeras digitais etc. A legislação brasileira proíbe o uso de qualquer aparelho eletrônico apenas durante o pouso e a decolagem, por razões de segurança. Porém, o uso desses aparelhos com a função celular desligada no restante do voo pode, ou não, ser autorizado pela companhia aérea. Clique aqui e saiba mais sobre esse tema.

 

Dia do Servidor Público: sem expediente no dia 26

O ponto facultativo do Dia do Servidor Público (28 de outubro) será antecipado na ANAC para o dia 26 (segunda-feira). Não haverá expediente na Agência, tanto na sede, em Brasília, quanto nas Unidades Regionais. As áreas essenciais funcionarão sob o esquema de plantão. Na quarta-feira (dia 28), o funcionamento será normal.

 

         

 

 

NOTÍCIAS ANAC
Informativo eletrônico quinzenal produzido pela
ASCOM - Assessoria de Comunicação da ANAC
noticias.anac@anac.gov.br
www.anac.gov.br
Telefones (61) 3314-4493 / 4494 /4496 /4497
Plantão de imprensa (61) 9112-8099

 

 

Edições Anteriores

Política de privacidade
Para saber mais sobre a ANAC clique aqui.
Para não receber mais esse informativo clique aqui.
© 2009 ANAC | Todos os direitos reservados