Se você não consegue visualizar esta imagem, clique aqui.

 
  Notícias ANAC
   

Edição n°6 | 10 de junho de 2009

   
 
 

    

 


Assistência aos parentes do voo AF 447

A ANAC lamenta profundamente o desaparecimento do avião da Air France que realizava o voo AF 447, do Rio de Janeiro com destino a Paris, e que terminou de forma trágica para 228 passageiros e tripulantes de vários países. Na manhã do dia 1º de junho, equipes da área de Serviços Aéreos e da Gerência Regional da ANAC no Rio de Janeiro iniciaram o principal trabalho que compete à Agência em situações de acidentes desse porte: supervisionar o atendimento dado pela companhia aérea aos parentes dos passageiros que se encontravam no Brasil, tanto no Aeroporto do Galeão quanto no hotel Windsor, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Esse atendimento está previsto na Instrução de Aviação Civil (IAC) 200-1001 da ANAC. Paralelamente, as áreas de Segurança Operacional e de Prevenção de Acidentes trocaram muitas informações com a companhia aérea, a Aeronáutica e a autoridade francesa, visando a contribuir para a investigação do caso e também para recolher dados que pudessem ajudar na prevenção de futuros acidentes. Outra área da Agência que atuou no caso foi a de Relacionamento com o Usuário, que colocou dois telefones para atendimento a parentes e amigos das vítimas. Em três dias, foram recebidas mais de 150 ligações. Mais informações aqui.

 

ANAC tem 84% de aprovação em auditoria da Oaci

Na auditoria da Organização de Aviação Civil Internacional (Oaci) no Brasil, de 3 e 15 de maio, a ANAC teve aprovação de 84% dos quase 700 protocolos analisados. A auditoria da Oaci – órgão das Nações Unidas – verifica o cumprimento no país dos procedimentos internacionais recomendados para o setor. No caso da ANAC, os procedimentos analisados foram a habilitação dos profissionais da aviação civil, a segurança operacional, a infraestrutura aeroportuária e a aeronavegabilidade. A Oaci auditou no Brasil cerca de mil protocolos. Além da ANAC, foram auditados o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). A ANAC é responsável por 70% dos protocolos auditados. O relatório final sobre a auditoria da Oaci no Brasil sairá no primeiro trimestre de 2010, mas o balanço preliminar mostra que a aviação civil brasileira melhorou: na última auditoria realizada, em 2000, 62,6% das recomendações internacionais foram atendidas; em 2009, o Brasil passou a atender a 87,3%, ficando com a quinta melhor posição entre os países do G-20. Clique aqui para mais informações.

 

Concurso seleciona 365 servidores para a ANAC

Estão abertas até o dia 18 de junho as inscrições para o concurso público da ANAC que irá selecionar 365 novos servidores para a Agência, com nomeação prevista ainda este ano, no Distrito Federal e nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. São 200 vagas para o cargo de Especialista em Regulação de Aviação Civil (nível superior), 65 para Analistas Administrativos (nível superior), 60 para Técnicos em Regulação de Aviação Civil (nível médio) e 40 para Técnicos Administrativos (nível médio). A seleção é organizada pelo Cespe/UnB e as provas estão previstas para o dia 19 de julho, em todas as capitais brasileiras. Mais informações aqui.

 

Espaço do Passageiro recebe quase 8 mil visitas

Lançado em 19 de maio, o site Espaço do Passageiro, criado pela ANAC para formar um ranking de qualidade do serviço das empresas aéreas, recebeu quase 8 mil visitas. No site, as pessoas podem se cadastrar e dar notas de 0 a 10 sobre sua experiência de voar com as empresas aéreas brasileiras e estrangeiras. São 11 quesitos: Atendimento (na Venda de Passagens, na Internet, no Check-in, na Sala de Embarque, nas Reclamações, e quanto à Necessidades Especiais), Conforto da Aeronave, Cuidados com a Bagagem, Pontualidade, Relação Custo-Benefício e Serviço de Bordo. As companhias que recebem notas passam a fazer parte do ranking somente após receberem um mínimo de 100 avaliações em pelo menos quatro quesitos. Para fazer sua avaliação, o passageiro se cadastra com login, senha e CPF e poderá reavaliar suas notas sempre que quiser. A participação dos usuários de transporte aéreo é importante para tornar o Espaço do Passageiro uma referência na hora de escolher uma companhia para voar. Conheça o site aqui.

 

Estudo mostra formação de preços na aviação

A ANAC acaba de lançar o segundo número da série de Estudos Regulatórios: “Estudo dos Determinantes dos Preços das Companhias Aéreas no Mercado Doméstico”. O estudo aborda a formação dos preços no setor de transporte aéreo de passageiros no Brasil e foi elaborado com base em dados das companhias aéreas. A publicação apresenta dados de empresas que começaram a operar nos anos 2000, como a Gol Linhas Aéreas (em 2001), Webjet (em 2005) e Azul Linhas Aéreas (em 2008). Além disso, trata das reações à entrada da Gol Linhas Aéreas no setor, entre 2001 e 2004; além dos resultados da formação de preços das companhias aéreas e a análise da regulação econômica do setor. O autor é o economista Alessandro Vinícius Marques de Oliveira (USP), professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e presidente-fundador da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Transporte Aéreo (SBTA). Clique aqui para acessar o estudo.

Convênio com Seae protege concorrência na aviação

A ANAC assinou um Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Acompanhamento Econômico - Seae. Os dois órgãos trabalharão em ações conjuntas na prevenção e repressão a infrações contra a ordem econômica, na promoção da concorrência na aviação civil brasileira, no intercâmbio de informações sobre atividades voltadas à regulação e na fiscalização econômico-financeira de empresas de serviços de transporte aéreo. O prazo de vigência do convênio é de 24 meses e poderá ser prorrogado por igual período.

 

Aviação agrícola se reúne em Cuiabá

De 17 a 19 de junho, acontece em Cuiabá (MT) o Congresso Nacional de Aviação Agrícola, organizado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) com o apoio da ANAC. O evento reúne pilotos aeroagrícolas, agrônomos, pecuaristas, técnicos agrícolas, agricultores e empresários do setor do Brasil e da América Latina. As atividades de combates a incêndio, tecnologias de aplicação de fungicidas e a aviação agrícola no combate a dengue são temas que fazem parte da programação. No estande da ANAC, os pilotos fazer as provas teóricas para renovação de habilitação de voo por instrumentos (IFR), habilitação de piloto de aviação agrícola e outras. Para saber mais, consulte o site do Sindag aqui.

 


Vem aí a Feira Nacional de Aviação Civil

Já está no ar o site da Feira Nacional de Aviação Civil com informações sobre o evento que deverá reunir mais de 50 mil pessoas no Rio de Janeiro de 24 a 26 de julho. A Feira, que tem apoio institucional e curadoria técnica da ANAC, tem o objetivo de aproximar a sociedade da aviação civil brasileira e terá quatro focos: institucional, comercial, educacional e informativo. Contará também com uma exposição de aeronaves, estandes de empresas, palestras sobre formação de profissionais de aviação civil e debates sobre o setor. A entrada será gratuita. Veja como participar aqui.

 

           
 



NOTÍCIAS ANAC

Informativo eletrônico quinzenal produzido pela
ASCOM - Assessoria de Comunicação da ANAC
noticias.anac@anac.gov.br
www.anac.gov.br
Telefones (61) 3441-8369 / 8370 / 8371 / 8372
Novo plantão de imprensa (61) 9112-8099


 
 

Edições Anteriores

Política de privacidade
Para saber mais sobre a ANAC clique aqui.
Para não receber mais esse informativo clique aqui.
© 2009 ANAC | Todos os direitos reservados