Se você não consegue visualizar está imagem, clique aqui.

 
  Notícias ANAC
   

Edição n°5 | 20 de maio de 2009

   
 
 

    

 


ANAC cria ranking popular das companhias aéreas

A ANAC lançou um novo serviço para os usuários da Aviação Regular. É o Espaço do Passageiro, uma página na Internet onde o consumidor pode avaliar o serviço prestado pelas companhias aéreas nacionais e internacionais em 11 quesitos. A soma das avaliações de todos os passageiros irá gerar, automaticamente, um ranking popular da qualidade dos serviços das companhias aéreas. O site exige o cadastro do CPF do passageiro, para garantir a segurança na votação. Empresas nacionais e estrangeiras que operam no Brasil poderão ser avaliadas quanto ao Atendimento (na Venda de Passagens, na Internet, no Check-in, na Sala de Embarque, nas Reclamações, e quanto à Necessidades Especiais), Conforto da Aeronave, Cuidados com a Bagagem, Pontualidade, Relação Custo-Benefício e Serviço de Bordo. Com login e senha pessoais, o passageiro cadastrado poderá alterar sua avaliação e fazer novas votações sempre que desejar. O ranking das companhias poderá ser consultado por qualquer pessoa e servirá para orientar os passageiros sobre as melhores e as piores empresas, de acordo com a avaliação dos usuários. Confira aqui.

Tráfego aéreo mantém crescimento no Brasil

Dados divulgados pela ANAC mostram que as companhias aéreas nacionais mantiveram o crescimento em abril. O tráfego doméstico cresceu 2%, comparado a abril de 2008, embora tenha ficado abaixo dos 3,6% de crescimento registrados em março. A média de ocupação das aeronaves nos voos domésticos foi de 63% em abril, ante 66% no mesmo mês do ano passado. Já nos voos internacionais, o aumento de tráfego foi de 3,5% sobre abril do ano passado, e de 6% sobre março de 2009. A ocupação nas rotas internacionais operadas pelas companhias brasileiras cresceu de 66% para 69% na comparação dos últimos 12 meses. Os números se referem à operação de 17 empresas brasileiras no transporte doméstico e seis delas no tráfego internacional. Confira todos os dados comparativos do mercado aqui.

Prova on line agiliza habilitação de profissionais

Quase 20 mil pessoas já realizaram os exames da ANAC na versão on line para obter habilitação de pilotos de avião e helicóptero (nas categorias privado, comercial e de linha aérea), instrutores de voo, comissários de voo, mecânicos de voo e, mais recentemente, mecânicos de manutenção aeronáutica. A versão eletrônica substitui a prova em papel, permitindo ao candidato agendá-la de acordo com suas necessidades e ter o resultado na hora. Antes, as provas eram aplicadas três vezes ao ano, com resultado divulgado em 30 dias. Hoje, o candidato faz as provas on line em uma das sete gerências regionais da ANAC, no escritório da Agência em Curitiba ou nos postos de serviço em cinco aeroportos. No futuro, a ANAC pretende oferecer provas na Internet, sob senha, para que os exames possam ser realizados também em qualquer uma das 155 escolas de aviação civil credenciadas pela Agência no Brasil. Para mais informações clique aqui.

Agências trocam experiências sobre regulação

O diretor da ANAC Ronaldo Seroa da Motta participou na manhã de hoje (20 de maio) do VI Congresso Brasileiro de Regulação, promovido pela Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar), no Rio de Janeiro (RJ). Seroa foi o coordenador do painel Regulação do Setor de Transporte Aéreo – Estado da Arte, Tendências e Visão Futura. O debate contou com as participações do professor do ITA Alessandro Oliveira e de representantes do Ministério da Defesa, Fernando Soares, e do Ministério da Justiça, Amaury Martins de Oliva. O congresso, que ocorre a cada dois anos, objetiva a troca de informações no âmbito da regulação e discute assuntos relacionados à prestação dos serviços públicos concedidos nas áreas de energia elétrica, gás canalizado, transportes, telecomunicações, saneamento, recursos hídricos e aspectos regulatórios em geral. Convidado para o debate, o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) não enviou representante.

Brasil prepara malha aérea de alta temporada

Os aeroportos de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ), que mais recebem voos internacionais no Brasil, farão parte do processo mundial de coordenação de voos para melhor atender a demanda das empresas aéreas nacionais e estrangeiras para o período de alta temporada, de 25 de outubro de 2009 a 27 de março de 2010. O processo é organizado pela Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA, sigla em inglês). O Comitê de Facilitação de Voos, composto pela ANAC, Infraero e Aeronáutica, irá representar o Brasil na 124ª Conferência de Coordenação de Slots (movimentos de pouso ou decolagem) da IATA, de 18 a 21 de junho de 2009, em Montreal, no Canadá, organizando a malha aérea para essa temporada. É função do Comitê buscar a adequação dos horários de voos pleiteados pelas empresas às capacidades de infraestrutura disponíveis, permitindo, desse modo, uma melhor utilização dos aeroportos que apresentam restrições de capacidade e uma maior previsibilidade do planejamento das empresas aéreas. Para saber mais, clique aqui.

Feira Nacional de Aviação Civil será em julho, no Rio

A ANAC está participando ativamente da preparação da segunda edição da Feira Nacional de Aviação Civil, que acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de julho, no Rio de Janeiro. Desta vez, a área do III Comando Aéreo Regional no Aeroporto Santos Dumont irá abrigar a exposição de aeronaves, estandes de empresas, palestras sobre formação de profissionais de aviação civil e debates sobre o setor. Novamente, a entrada do público será gratuita no fim de semana e o primeiro dia será dedicado à visita de estudantes. Além de dar apoio institucional ao evento – que será produzido pela empresa paulista Sator, responsável pela montagem da Feira em 2008 – a ANAC é também a curadora técnica. No ano passado, na primeira edição da Feira, mais de 20 mil pessoas visitaram os três dias do evento no Terminal 2 do Aeroporto Internacional de Brasília, a maioria famílias com crianças que foram conhecer de perto aviões e helicópteros. Veja fotos da edição de 2008 aqui.

Dicas ANAC informam e orientam os passageiros

Embarque, desembarque e atendimento a pessoas com necessidades especiais; acessibilidade; saúde a bordo e os cuidados com as bagagens são alguns dos temas das publicações Dicas ANAC. Os folhetos são distribuídos nos principais aeroportos e também estão disponíveis no site da Agência na Internet. Além de orientações e informações para o consumidor, os informativos também abordam formação, aperfeiçoamento e especialização dos aeronautas, orientações de segurança para os pilotos e procedimentos para a certificação de produtos aeronáuticos. Veja as publicações aqui.

Questionário identifica segurança nas empresas

Empresas do setor de aviação civil estão sendo convidadas pela ANAC para responder a um questionário que identifica como se manifesta a segurança na cultura de suas organizações. Neste primeiro momento o objetivo é evidenciar a importância que deve ser dada à identificação dos pontos fortes da cultura e daqueles que ainda precisam ser melhorados na empresa, visando um efetivo desenvolvimento da segurança operacional. O questionário foi baseado no livro “Gerenciando os Riscos de Acidentes Organizacionais” (“Managing the Risks of Organizational Accidents”), de James Reason, e trata dos “3 Cs” que são vitais para garantir que uma empresa funcione com segurança: Compromisso, Competência e Conhecimento, todos eles de responsabilidade da alta direção. No futuro, a ANAC pretende transformar o Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional em uma rotina nas organizações. Conheça mais sobre o projeto aqui.
           
 



NOTÍCIAS ANAC

Informativo eletrônico quinzenal produzido pela
ASCOM - Assessoria de Comunicação da ANAC
noticias.anac@anac.gov.br
www.anac.gov.br
Telefones (61) 3441-8369 / 8370 / 8371 / 8372
Novo plantão de imprensa (61) 9112-8099


 
 

Edições Anteriores

Política de privacidade
Para saber mais sobre a ANAC clique aqui.
Para não receber mais esse informativo clique aqui.
© 2009 ANAC | Todos os direitos reservados