APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Siglas/Português

A B C D E F G H I J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "V"

VANT
Usado para
veículo aéreo não tripulado
Definição1
Aeronave projetada para operar sem piloto a bordo que não seja utilizada para fins meramente recreativos. Nesta definição, incluem-se todos os aviões, helicópteros e dirigíveis controláveis nos três eixos, excluindo- se, portanto, os balões tradicionais e os aeromodelos.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. ANAC emite o primeiro certificado para VANT feito no Brasil [texto online]. Brasília, 2014. Disponível em: http://www.anac.gov.br/Noticia.aspx?ttCD_CHAVE=1004. Acesso em: 09 abr. 2014.
Nota adicional1
VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) é a terminologia oficial prevista pela ANAC. Há no entanto algumas diferenças importantes. No Brasil, segundo a legislação pertinente (Circular de Informações Aéreas AIC N 21/10), VANT é toda aeronave projetada para operar sem piloto a bordo, de caráter não-recreativo com carga útil embarcada. Ou seja, nem todo “drone” pode ser considerado um VANT, já que um Veículo Aéreo Não Tripulado utilizado como hobby ou esporte enquadra-se, por definição legal, na legislação pertinente aos aeromodelos e não na de um VANT.
Nota adicional2
As informações fornecidas para este termo são resultantes de trabalhos de pesquisa do DECEA em cooperação com a ANAC.
Contexto
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) emitiu hoje o primeiro Certificado de Autorização de Voo Experimental (CAVE) para um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) fabricado no Brasil. A aeronave, de modelo Nauru 500, foi fabricada pela empresa brasileira XMobots Aeroespacial e Defesa, que também solicitou o registro na Agência - conforme dispõe a Instrução Suplementar 21-002A. A validade do certificado é de um ano.
Subárea
Operações Aeronaves
Imagem

 Although most UAVs are fixed-wing aircraft, rotorcraft designs (i.e., RUAVs) such as this MQ-8B Fire Scout are also used.

Although most UAVs are fixed-wing aircraft, rotorcraft designs (i.e., RUAVs) such as this MQ-8B Fire Scout are also used.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/File:MQ-8B_Fire_Scout.jpeg