APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Siglas/Português

A B C D E F G H I J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "R"

ReqSO
Usado para
requisitos de segurança operacional
Definição1
São as ações e os parâmetros necessários para alcançar os objetivos de desempenho da segurança operacional estabelecidos, incluindo os procedimentos operacionais, tecnologias, treinamento, sistemas ou programas para os quais podem ser especificadas as medidas de confiança, disponibilidade, desempenho ou precisão.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. DCA 63-3: diretriz para implantação de sistemas de gerenciamento da segurança operacional (SGSO) no SISCEAB. Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/view.cfm?id=2440. Acesso em: 12 set. 2011.
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. Resolução n. 153, de 18 de junho de 2010. Dispõe sobre a aprovação de Planos Diretores Aeroportuários. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Seção 1, p. 70-71, 21 jun. 2010. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/RA2010-0153COMPILADA.PD F. Acesso em: 12 set. 2011.
Nota adicional1
Os objetivos de segurança operacional devem estar relacionados aos Indicadores de Desempenho de Segurança Operacional (IDSO), às Metas de Desempenho de Segurança Operacional (MDSO) e aos Requisitos de Segurança Operacional do SGSO (RSO) do provedor de serviços.
Contexto
Plano de ação ou requisitos de segurança operacional (ReqSO): são os meios e ferramentas a serem utilizados para o alcance das metas acordadas com a ANAC.
Subárea
Segurança da Aviação/Operacional