APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Siglas/Português

A B C D E F G H I J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "P"

POOS
Usado para
plano operacional de obras e serviços
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. IAC 162-1001A: inspeção aeronáutica. Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/iac/IAC162_1001A.pdf. Acesso em: 15 ago. 2011.
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária. MPI-205-R00: procedimento de análise de solicitação de notice to airmen - NOTAM. Brasília, 2010. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/MPI/MPI-205-R00.pdf. Acesso em: 25 abr. 2012.
Nota adicional1
PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE OBRAS NO AERÓDROMO No planejamento e execução de obras e serviços de manutenção, o operador de aeródromo deve atender o previsto neste Regulamento e aos seguintes aspectos contidos em instruções comple- mentares da ANAC: (a) elaborar um Plano para Segurança Operacional durante Obras e Serviços (POOS) para aprova- ção da ANAC, antes do início de cada obra ou serviço de manutenção; (b) promover ações de forma a garantir que nenhuma obra ou serviço de manutenção coloquem em risco as operações aéreas; e (c) designar um ou mais responsáveis pela segurança operacional, devidamente qualificados, duran- te a execução de obras e serviços de manutenção. (d) em caráter excepcional, quando houver risco para a segurança das operações e em emergência, deverá ser submetido à ANAC, de forma sintética, relatório técnico justificando a(s) interven- ção(ões) ou obra(s), devidamente assinado por profissional habilitado.
Contexto
Agência Nacional de Aviação Civil – Brasil Prezado Senhor, Referimo-nos à CF Nº 9385/SBGR(GRSO)/2010 de 14 de julho de 2010, recebida nesta agência, por fax, na mesma data, solicitando a emissão de notam de deslocamento da cabeceira da pista de pouso e decolagem 09L/27R e suas novas distâncias declaradas, devido a realização de obras no sistema de pistas de SBGR - SAO PAULO/INTL GUARULHOS - GOVERNADOR ANDRE FRANCO MONTORO, SP. Informamos que o referido pedido foi indeferido por essa Agência por não haver POOS aprovado e a referida obra não ter sido aceita ainda na COMCLAR. Essa gerência coloca-se a disposição para maiores esclarecimentos.
Subárea
Infraestrutura Aeroportuária