APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Siglas/Português

A B C D E F G H I J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "P"

PLEM
Usado para
plano de emergência aeroportuária
Definição1
Documento que estabelece as responsabilidades dos órgãos, entidades ou profissionais que possam ser acionados para o atendimento às emergências ocorridas no aeródromo ou seu entorno.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária. MPI-201-R00: procedimentos para análise de solicitações de horário de transporte - HOTRAN, de voos charter e de ligações aéreas sistemáticas - LAS. Brasília, 2010. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/MPI/MPI-201-R00.pdf. Acesso em: 20 abr. 2012.
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. Resolução n. 106, de 30 de junho de 2009. Aprova sistema de gerenciamento de segurança operacional para os pequenos provedores de serviço da aviação civil. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Seção 1, p.16, 03 jul. 2009. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/RA2009-0106.PDF. Acesso em: 12 set. 2011.
Nota adicional1
3.3. O PLEM deve conter todas as providências a serem tomadas, desde o instante em que se caracteriza a emergência até o momento em que o aeródromo é desinterditado para as operações normais visando, basicamente, o seguinte: i. Garantir uma eficaz transição da atividade de rotina para as operações de emergência; ii. Definir a delegação de autoridade para as operações de emergência, estabelecendo sua competência e seus limites; iii. Estabelecer os diversos graus de responsabilidade e de autorizações dentro das tarefas previstas no PLEM; iv. Estabelecer os meios para uma perfeita coordenação dos esforços envolvidos; v. Garantir o retorno às operações normais e de rotina do aeroporto após o acidente.
Nota adicional2
O PLEM deve estabelecer as prioridades de tarefas e sistemas de comunicação entre o local do acidente e os diversos setores envolvidos, para que as urgências sejam atendidas prioritariamente com todos os recursos disponíveis.
Contexto
O de Segurança Operacional da empresa é o responsável por buscar junto aos operadores aeroportuários, identificados em nossas Especificações Operativas, cópia dos Planos de Emergência Aeroportuários (PLEM), de forma a incluir no PRE de nossa Empresa os riscos à segurança operacional associados.
Subárea
Infraestrutura Aeroportuária