APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Siglas/Português

A B C D E F G H I J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "M"

MOPS
Usado para
manual de procedimentos operacionais do aeródromo
Definição1
Documento, ou conjunto de documentos, publicado pelo operador de aeródromo representando e apresentando em detalhes e de forma controlada as regras, padrões e práticas que adotada em determinado sítio aeroportuá- rio.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 139: certificação operacional de aeroportos. Brasília, 2009. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/RBAC139EMD00.PDF. Acesso em: 18 fev. 2011.
Nota adicional1
(b) O MOPS se evidencia como documento controlado se submetido a um processo que assegure o domínio sobre o seu conteúdo, revisão, publicação, distribuição, disponibilização e retenção.   (c) Todo operador de aeródromo deve elaborar e manter um manual de procedimentos operacionais do aeródromo – MOPS que permita a padronização dos serviços, facilidade de administração, clareza de comunicação e instrução de seu pessoal.   (d) O MPOS pode ser constituído da coleção de documentos produzidos pela estrutura organizacio- nal do operador de aeródromo, bastando à produção de uma declaração de conformidade que re- meta ao conjunto de requisitos acima apontados.   (e) O MPOS não tem forma rígida, devendo ser apresentado impresso em tamanho A4 (210 x 297 mm) vertical com todas suas páginas numeradas seqüencialmente e rubricadas. Os anexos e a- pêndices terão numeração própria.   (1) O MOPS deve ser digitalizado ou gerado em formato “Portable Document Format” – pdf, versão 7.0 ou superior, correspondente ao impresso subscrito pelo operador de aeródromo;   (f) O operador deve registrar no MOPS toda exigência normativa ou regulamentar não aplicável ao mesmo, apresentando, inclusive, o motivo que ensejou a não aplicabilidade.
Subárea
Infraestrutura Aeroportuária