APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Siglas/Português

A B C D E F G H I J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "S"

SIPAER
Usado para
sistema de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. CIRTRAF 100-25: indicadores de segurança operacional nos serviços de tráfego aéreo. Rio de Janeiro, 2004. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=2749. Acesso em: 10 mar. 2015.
Nota adicional1
SEGURANÇA OPERACIONAL DO CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO Estado no qual o risco de lesões às pessoas ou danos aos bens resultantes das atividades do controle do espaço aéreo se reduz e se mantém em um nível aceitável, ou abaixo deste, por meio de um processo contínuo de identificação de perigos e gestão de riscos. Embora conjugando o mesmo objetivo, as atividades desenvolvidas em prol da segurança operacional não podem ser confundidas com aquelas regidas pelos princípios do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER).
Nota adicional2
As informações fornecidas para este termo são resultantes de trabalhos de pesquisa do DECEA em cooperação com a ANAC.
Contexto
ASSESSORIA DE SEGURANÇA DO CONTROLE DO ESPAÇO A ÉREO - ASEGCEA Órgão Central do SEGCEA, ligado diretamente ao Diretor-Geral do DECEA, que tem por atribui ção o trato de assuntos relacionados à investigação, análise e preven ção de acidentes, de incidentes aeronáuticos e de incidentes de tráfego aéreo no âmbito do SISCEAB, bem como a coordena ção dos procedimentos de interação com o SIPAER.
Subárea
Comando da Aeronáutica