APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Siglas/Português

A B C D E F G H I J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

<< SFA | SGSO | SIA >>
Back to: "S"

SGSO
Usado para
sistema de gerenciamento da segurança operacional
Definição1
O SGSO é um método sistemático e integrado para o gerenciamento da segurança operacional, que inclui a estrutura orgânica, as linhas de responsabilidade, as políticas e os procedimentos necessários para a manutenção da segurança operacional em um nível aceitável.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. DCA 63-3: diretriz para implantação de sistemas de gerenciamento da segurança operacional (SGSO) no SISCEAB. Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/view.cfm?id=2440. Acesso em: 12 set. 2011.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. IAC 139-1002: sistema de gerenciamento da segurança operacional (SGSO) em aeroportos. Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/iac/IAC139_1002.pdf. Acesso em: 15 ago. 2011.
Nota adicional1
A Organização Internacional de Aviação Civil introduziu o conceito e a exigência de sistemas de gerenciamento da segurança operacional para aplicação às operações de aeroportos na Emenda 4 ao Anexo 14 – Aeródromos à Convenção Internacional de Aviação Civil, que entrou em vigor em novembro de 2001. Assim, a implementação de um SGSO passa a ser uma norma internacional para os aeroportos certificados a partir de 24 de novembro de 2005, conforme estabelecido no item 1.4.6 do Volume I do Anexo 14 (Aeródromos).
Nota adicional2
O foco do SGSO está na melhoria contínua da segurança operacional. Entende-se por segurança operacional o estado no qual o risco de lesões às pessoas ou danos aos bens é reduzido ou mantido em um nível aceitável, ou abaixo do mesmo, por meio de um processo contínuo de identificação de perigos e gerenciamento dos riscos.
Nota adicional3
As informações fornecidas para este termo são resultantes de trabalhos de pesquisa do DECEA em cooperação com a ANAC.
Subárea
Segurança da Aviação/Operacional