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- Definição1
- Efeito de uma combustão anormal de parte da mistura de combustível quando comparada à combustão normal.
- Fonte1
- ARAÚJO, João Richard Barcelos. Inglês técnico: técnicos em manutenção de aeronaves. [S.l]: [s.n.], [200-]. 100 p.
- Fonte2
- ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
- Nota adicional1
- Quando a detonação ocorre, a propagação da chama durante a combustão inicial da carga é normal até aproximadamente 80% da carga que é queimada. Neste ponto, a combustão se acelera com grande rapidez e a carga remanescente é queimada quase instantaneamente, provocando um rápido aumento não usual da pressão até o máximo, e então uma rápida queda dela. Quando ocorre a detonação, a pressão efetiva média e por sua vez o rendimento da potência, são reduzidos. O motor está sujeito a choques mecânicos que lhe podem causar danos. Os principais fatores que podem contribuir para a detonação são: 1. Coeficiente antidetonante do combustível; 2. Temperatura do cilindro; 3. Temperatura de carga induzida; 4. Pressão na tubulação da tomada.