APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "A"

aeróstato
Definição1
Significa uma aeronave mais leve que o ar, que pode elevar-se e manter-se sustentada no ar pelo emprego de invólucros cheios de gás, com o conjunto pesando menos que o ar deslocado por tais invólucros.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: regulamentos brasileiros de aviação civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. [S.l.], 2008. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil)
Definição2
Aeronaves baseadas no Princípio de Arquimedes "mais leves que o ar", como balões e dirigíveis.
Fonte2
CAMPOS, M. C.; PAIVA, P. T.; PRICEVICIUS, T.; VARANDA, T. V. C. Glossário de aviação. São Paulo: Núcleo de Estudos de Tradução, 2002.
Definição3
Aeronave que é sustentada principalmente pelo empuxo do ar.
Fonte3
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Projeto ABNT 08;020.30-009-1: aeronáutica e espaço – vocabulário – parte 1 – aeronaves. Rio de Janeiro, 2011.
Fonte4
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. RBHA 38: procedimentos para fabricação de conjuntos para montagem de aeronaves experimentais. Procedimentos para fabricação de conjuntos para montagem de aeronaves experimentais. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/RBHA38CONSOLIDADO.PDF. Acesso em: 8 dez. 2010.
Contexto
Balão - É todo aeróstato mais leve que o ar que não dispõe de propulsão própria.
Subárea
Aeronaves
Subárea2
enchimento
Imagem

 Aeróstato moderno, Força Aérea dos EUA.

Aeróstato moderno, Força Aérea dos EUA.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/File:MarfaTX.jpg