APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "C"

consciência situacional
Definição1
A Consciência Situacional é caracterizada pela percepção dos elementos no ambiente de trabalho dentro de um volume de tempo e espaço, a compreensão do significado desses elementos e a projeção dessa situação em um futuro próximo.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. MCA 63-15: proteção ao voo: manual de fatores humanos no gerenciamento da segurança operacional no SISCEAB. Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=3838. Acesso em: 06 ago. 2014.
Nota adicional1
Os fundamentos da consciência situacional no controle de tráfego aéreo são dinâmicos e estão sujeitos a modificações que podem ocorrer em curto espaço de tempo, podendo influir na maneira de trabalhar de um controlador em um dado momento.
Nota adicional2
As informações fornecidas para este termo são resultantes de trabalhos de pesquisa do DECEA em cooperação com a ANAC.
Contexto
As coordenações que devem existir entre as aeronaves operando nessas circunstâncias são efetuadas na frequência divulgada pelo ROTAER, na qual funciona o AFIS do aeródromo em questão; logo, todas as aeronaves que lá operam, estejam no solo ou em voo, devem manter escuta permanente dessa frequência, a fim de que seja mantido um elevado nível de consciência situacional de todos os pilotos envolvidos nessas operações, a fim de conhecerem os tráfegos em evolução e se fazerem conhecidos.