APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "C"

conhecimento aéreo
Definição1
Documento emitido pelo transportador ou agente de carga por meio do qual se estabelece o contrato entre o expedidor de carga e o transportador para a prestação de serviço de transporte aéreo.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 111: Programa Nacional de Controle da Qualidade em Segurança da Aviação Civil Contra Atos de Interferência Ilícita. Brasília, 2010. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil)
Definição2
Documento intitulado Conhecimento Aéreo/Nota de Consignação emitido pelo embargador, ou em seu nome, que é comprovante do contrato entre o embargador e o transportador para transporte de mercadorias em uma rota servida pelo transportador aéreo.
Fonte2
CAMPOS, M. C.; PAIVA, P. T.; PRICEVICIUS, T.; VARANDA, T. V. C. Glossário de aviação. São Paulo: Núcleo de Estudos de Tradução, 2002.
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. AIP Brasil: publicação de informação aeronáutica. 2. ed. Rio de Janeiro, 2014.
Contexto
REQUISITOS ALFANDEGÁRIOS RELATIVOS A CARGA E OUTROS ARTIGOS   Exigem-se os seguintes documentos para o despacho alfandegário de mercadorias: fatura comercial, conhecimento aéreo e licença de importação, quando couber. Todo embarque de carga aérea é livre de taxas e formalidades consulares. Com respeito a carga simplesmente transbordada de um vôo a outro num mesmo aeroporto sob supervisão alfandegária, nenhum documento é exigido.
Subárea
Correio Aéreo