APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

<< cinta de retenção | cinto de segurança | circuito >>
Back to: "C"

cinto de segurança
Definição1
Cinto ou cinturão que mantém o piloto ou o passageiro seguramente em seu assento. É usado como um meio de evitar que o ocupante de uma aeronave seja arrancado do assento quando o avião passar por ar perturbado ou como resultado de um pouso acidentado, ou ainda, de ser lançado fora por um aviaõ do tipo aberto. O cinto de segurança é facilmente ajustável de modo a ser usado com conforto e protegendo de modo que possa ser prontamente solto em caso de emergência. Colocar o cinto de segurança deve ser um procedimento automático imediatamente ao se sentar num avião, já que há muitos casos de ocupantes que foram feridos porque simplesmente não usaram o cinto no momento em que a aeronave foi capotada por remoinhos, por bruscas e violentas rajadas de vento, por ar recalcado por outras aeronaves (esteiras), etc.
Fonte1
ANTAS, Luiz Mendes. Dicionário de termos técnicos. 3. ed. São Paulo: Traço, 1980. 948 p. (Coleção Aeroespacial; t. 2.)
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. MCA 58-11: manual do curso comissário de vôo. Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/arquivos/pdf/MCA5811.pdf. Acesso em: 16 ago. 2011.
Contexto
3.3 Procedimentos rotineiros preventivos a serem executados pelo comissário de vôo contra os efeitos da turbulência: obedecer aos avisos de colocar o cinto de segurança e mantê-lo afivelado sempre que sentado; não deixar objetos soltos; e trocar constantemente informações precisas com os demais tripulantes
Imagem

 Seat belt on an airplane, buckled-up.

Seat belt on an airplane, buckled-up.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Airplane_seat_belt_1.jpg