APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "H"

hélice
Definição1
Dispositivo para propelir aeronaves que possui pás fixadas a um eixo movido por um motor e que, quando girando, produz, por sua ação sobre o ar, uma tração aproximadamente perpendicular ao seu plano de rotação. Inclui componentes de controle normalmente fornecidos pelo seu fabricante, mas não inclui rotores principais e auxiliares de aeronaves de asas rotativas, assim como aerofólios rotativos (palhetas) de motores.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. Emenda 02. Brasília, 2011. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/RBAC01EMD02.PDF. Acesso em: 30 jun. 2014.
Definição2
É um sólido constituído por um ou mais conjuntos de aerofólios, chamados pás, dispostos radialmente a partir de uma parte central (cubo), suscetíveis, por suas reações sobre o ar ambiente, de transformar a energia de rotação do eixo do motor em energia propulsiva.
Fonte2
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15971-4: aeronáutica – vocabulário – parte 4: propulsão aeronáutica. Rio de Janeiro, 2011. 44 p.
Fonte3
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 21: certificação de produto aeronáutico. Brasília, 2011. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/resolucao/2011/RBAC21EMD0 1.pdf. Acesso em: 23 jun. 2014.
Contexto
(1) aprovação de aeronavegabilidade significa um documento emitido pela ANAC para uma aeronave, motor de aeronave, hélice, ou artigo que certifica que a aeronave, motor de aeronave, hélice, ou artigo está em conformidade com o seu projeto aprovado e está em uma condição de operação segura;
Subárea
Estrutura da Aeronave
Subárea2
passo geométrico da hélice
Narrower Term
hélice de passo ajustável
hélice de passo ajustável no solo
hélice de passo controlável
hélice de passo fixo
hélice de passo regulável
hélice de rotação à direita
hélice de rotação à esquerda
hélice de velocidade constante
hélice em molinete
hélice embandeirável
hélice impulsora
hélice tratora
hélices contrarrotativas
Imagem

 The feathered propellers of an RAF Hercules C.4.

The feathered propellers of an RAF Hercules C.4.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Hercules.propeller.arp.jpg