APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "E"

efeito solo
Definição1
Aumento de sustentação produzido pela reação ao deslocamento do ar quando uma aeronave paira ou se desloca próximo ao solo.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. Emenda 02. Brasília, 2011. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/RBAC01EMD02.PDF. Acesso em: 30 jun. 2014.
Definição2
Situação de aumento de desempenho (sustentação) devido à interferência da superfície com o padrão do fluxo de ar oriundo do sistema de rotor, quando um helicóptero está operando perto do solo.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 100-4: regras e procedimentos especiais de tráfego aéreo para helicópteros. Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=2553. Acesso em: 06 nov. 2014.
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. IAC 061-1003: verificação de perícia para concessão de licenças e habilitações. Rio de Janeiro, 2005.
Nota adicional1
Para a maioria dos helicópteros, a eficácia do rotor é aumentada pelo efeito do solo até uma altura de cerca de um diâmetro de rotor.
Contexto
19. Aproximação normal/aproximação de grande ângulo a) durante a permanência no circuito de tráfego, deve ser solicitado ao examinando que efetue algumas aproximações normais. Esta manobra tem por objetivo estabelecer uma rampa constante de aproximação iniciando com uma determinada velocidade e altura e terminando em um dado ponto situado no terreno, no pairado dentro do efeito solo.
Subárea
Aerodinâmica
Related Term
colchão de ar
Variante
efeito de solo
Imagem

 Efeito solo atuando sobre um Mooney no momento do pouso.

Efeito solo atuando sobre um Mooney no momento do pouso.

Fonte: http://ca.wikipedia.org/wiki/Fitxer:Ground_effect_of_a_landing_aircraft.jpg

 

 Air circulation patterns change when hovering out of ground effect (OGE) and when hovering in ground effect (IGE).

Air circulation patterns change when hovering out of ground effect (OGE) and when hovering in ground effect (IGE).

Fonte: https://faasafety.gov/files/gslac/FTB/Helicopter%20Aerodynamics/Fig3-5.JPG