APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

<< boroscópio | bote salva-vidas | box >>
Back to: "B"

bote salva-vidas
Definição1
Bote inflável, carregado em uma aeronave, para ser usado em emergências.
Fonte1
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Projeto ABNT 08;020.30-009-1: aeronáutica e espaço – vocabulário – parte 1 – aeronaves. Rio de Janeiro, 2011.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. IAC 121-1003: demonstrações de evacuação de emergência e amerrissagem conforme a seção 121.291 do RBHA 121. Rio de Janeiro, 2003. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/iac/IAC121_1003.pdf. Acesso em: 15 ago. 2011.
Contexto
i) Após a amerrissagem simulada, todos os botes salva-vidas devem ser retirados da aeronave pela tripulação de comissários. Esta ação não tempo prazo de tempo, porém, os comissários devem demonstrar que possuem capacidade de re- mover tais equipamentos da aeronave em período razoável de tempo. Para De-(DREA), todos os botes salva-vidas (ou escorregadeiras-bote) devem ser lançados e inflados sobre a plataforma. Para Demonstrações Parciais, apenas uma saída será sorteada. Para os propósitos desta de- monstração, “lançar” um bote salva-vidas significa removê-lo de sua posição na aeronave, retirá-lo da aeronave e posicioná-lo na plataforma antes de inflá-lo. “Lançar” uma escorregadeira-bote significa inflá-la normalmente sobre a plataforma (se aplicável).