APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

<< adiabática | adiabático | aditivo >>
Back to: "A"

adiabático
Definição1
A palavra é aplicada na ciência da termodinâmica, a um processo durante o qual nenhum calor é comunicado ou extraído do corpo ou sistema concernente. As mudanças adiabáticas de temperatura num gás, são aquelas que ocorrem somente em consequência da compressão ou expansão que acompanham um aumento ou um decréscimo de pressão. Na atmosfera, tais variações de pressões têm lugar mais prontamente pela ascensão do ar (expansão) a qual produz resfriamento, ou descida (compressão) que produz aquecimento. O aquecimento e resfriamento adiabáticos são muitas vezes denominados aquecimento e resfriamento dinâmicos.
Fonte1
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. Brasília, 2008. Disponível em : http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/RBAC01EMD01.PDF. Acesso em: 17 fev. 2011.
Contexto
Velocidade indicada significa a velocidade de uma aeronave como mostrada pelo seu sistema pi- tot/estático de indicação de velocidade, calibrado para indicar o fluxo compressível adiabático de atmosfera padrão ao nível do mar, sem correções para os erros do sistema.