APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "T"

tormenta
Definição1
Súbita tempestade de breve duração bastante afim a uma trovoada, mas não, necessariamente, acompanhada de trovão. Duração mais longa que de uma rajada.
Fonte1
INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (Brasil). Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos. Glossário meteorológico. In: ______. [Homepage CPTEC]. [Cachoeira Paulista, SP, 20-?]. Disponível em: < https://www.cptec.inpe.br/glossario.shtml#a >. Acesso em: 11 dez. 2019.
Definição2
Súbita tempestade breve, não necessariamente acompanhada de trovão. Duração mais longa que de uma rajada. Situação em que se registram uma ou mais descargas elétricas repentinas em forma de raios. Geralmente, as condições necessárias são: presença de uma nuvem do tipo cumulunimbus, cuja base encontra-se à temperatura inferior a 0ºC, e que possui significativo desenvolvimento vertical, para que, na parte superior, registrem-se temperaturas inferiores a -20ºC.
Fonte2
NERY, Jonas Teixeira; CARFAN, Ana Claudia. Glossário de termos técnicos em Meteorologia e Climatologia. Jundiaí: Paco Editorial, 2013.
Definição3
Breve e súbito sopro de vento de duração mais longa que uma rajada. Uma tormenta pode ser ocasionada por um salto do vento ou pela interrupção do ar frio que precede uma trovoada e é o resultado do encontro do ar de diferentes temperaturas.
Fonte3
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)