APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "T"

trovoada
Definição1
Uma ou várias descargas súbitas de eletricidade atmosférica que se manifesta por um breve e intenso clarão (relâmpago) e por um ruído seco ou um ribombo surdo (trovão). Tudo isso ocorre com a presença do cumulonimbus.
Fonte1
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Definição2
Conjunto das condições atmosféricas que caracteriza uma tempestade, como nuvens convectivas, raios, trovões e ventos fortes. Tudo isso ocorre com a presença da nuvem cumulunimbus (Cb).
Fonte2
NERY, Jonas Teixeira; CARFAN, Ana Claudia. Glossário de termos técnicos em Meteorologia e Climatologia. Jundiaí: Paco Editorial, 2013.
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 105-16: meteorologia: códigos meteorológicos. Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: https://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=4512. Acesso em: 09 dez. 2019.
Nota adicional1
Em MET AER, a palavra “Thunderstorm” é usada como um termo guarda-chuva, com várias combinações, para referir-se à tempestade de granizo, tempestade de neve, etc. Por exemplo, hailstorm = thunderstorm with hail, etc, como nos exemplos abaixo: 92 Thunderstorm, slight or moderate, with rain showers and/or snow showers 93 Thunderstorm, slight or moderate, with hail 95 Thunderstorm, heavy, with rain showers and/or snow showers 96 Thunderstorm, heavy, with hail
Contexto
O descritor TS, se não for utilizado isoladamente para indicar ocorrência de trovoada no aeródromo, sem que haja precipitação, deve ser utilizado apenas em combinações com uma ou mais das abreviaturas RA, SN, GS e GR, para indicar trovoada com precipitação no aeródromo, por exemplo: TSSNGS.