APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "A"

artefato explosivo
Definição1
Artefato composto de carga explosiva, mecanismo de acionamento e sistema de iniciação.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 111: Programa Nacional de Controle da Qualidade em Segurança da Aviação Civil Contra Atos de Interferência Ilícita. Brasília, 2010. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil)
Fonte2
OCORRÊNCIAS com explosivos: manual de treinamento operacional. In: FASUBRA. GT segurança FASUBRA. [S.l.], [s.d.]. Disponível em: http://gtsegurancafasubra.blogspot.com/2011/03/ocorrencias-c om-explosivos-manual-de.html. Acesso em: 12 maio 2011.
Contexto
12. Formas de acionamento de bombas postais Os mecanismos mais usuais de acionamento de uma carta-bomba são os de descompressão e/ou tração (veja o item n. 6). Assim, é razoável supor que uma bomba postal não desengatilhará até que seja aberta. De qualquer forma, não deve ocorrer um manuseio indevido com material considerado suspeito, bem como tentativas de abertura ou neutralização. A neutralização de um artefato explosivo somente deverá ser feita por equipe especializada e com equipamentos apropriados; A constituição básica de uma bomba postal é a seguinte: carga explosiva, espoleta e um isolante; Não tente desativar. Se for possível, faça a remoção do material para um local seguro e proceda a sua destruição; Os locais adequados para o manuseio são a céu aberto; Não coloque o material suspeito dentro d'água.