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componente crítico
Definição1
Aquele que possui limite de utilização para revisão, substituição, teste e/ou calibração previstos no programa de manutenção do fabricante. Estes limites podem ser estipulados em horas de utilização, número de pousos ou de ciclos, tempo calendárico, métodos estatísticos de controle ou quaisquer outros métodos de controle predefinidos e aprovados; podem ser propostos pelos fabricantes (inicialmente e de forma conservadora) ou pelos operadores (em função de suas operações específicas), com a necessária aprovação e o acompanhamento da ANAC.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. IS 21-002 Revisão A: emissão de certificado de autorização de voo experimental para veículos aéreos não tripulados. Brasília, 2010. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/IS21-002A.PDF. Acesso em: 11 jul. 2014.
Contexto
3.10 .1 Sistema de identificação   (a) De acordo com o RBAC 45.14, todo componente crítico que tenha vida limite, Time Between Overhaul – TBO, Hard Time – HT, Condition Monitoring – CM, On Condition – OC outras limitações de aeronavegabilidade especificadas (intervalo entre inspeções fixado outro procedimento similar) no Manual de Manutenção do Fabricante ou nas Instruções para Aeronavegabilidade Continuada deve ser identificado, obrigatoriamente, através de placa do fabricante contendo o seu número de identificação (P/N) e o seu número de série (S/N).
Subárea
Manutenção Aeronáutica