Português
<< identificação da aeronave | identificação do perigo da fauna | identificação radar >>
Back to: "I"identificação do perigo da fauna
- Definição1
- Significa o documento que apresenta uma abordagem preliminar do perigo da fauna, na qual são identificadas as espécies de fauna presentes no aeródromo e no seu entorno que provocam risco às operações aéreas, bem como os principais focos de atração e as medidas para a redução do risco.
- Fonte1
- AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 164: Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil. Gerenciamento do risco da fauna nos aeródromos públicos. Brasília, 2014. Disponível em http://www2.anac.gov.br/biblioteca/rbac/RBAC164EMD00.pdf. Acesso em: 08 jul. 2015.
- Contexto
- Da Análise do Risco de Colisão com Fauna – ARF 5.2.1 A Análise do Risco de Colisão com Fauna – ARF é um instrumento de responsabilidade do operador do aeródromo e tem como finalidade identificar quais são as espécies que provocam maior risco às operações aéreas em um determinado aeródromo. 5.2.2 A ARF deve ser aplicada quando da elaboração de uma Identificação do Perigo da Fauna – IPF, e sempre que o Programa de Gerenciamento do Risco da Fauna – PGRF do aeródromo for atualizado, conforme preconizado pelo parágrafo 164.13(d) e pela seção 164.35 do RBAC 164.
- Subárea
- Infraestrutura Aeroportuária