APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

<< termofixo | termômetro | termopar >>
Back to: "T"

termômetro
Definição1
Instrumento para medir a temperatura, sendo que em meteorologia geralmente é a temperatura do ar. Os termômetros de máxima e de mínima indicam, respectivamente, a mais alta e baixa temperaturas ocorridas entre as ajustagens destes instrumentos. O termômetro de bulbo úmido é usado na medição da umidade e do ponto de orvalho.
Fonte1
ANTAS, Luiz Mendes. Dicionário de termos técnicos. 3. ed. São Paulo: Traço, 1980. 948 p. (Coleção Aeroespacial; t. 2.)
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 175: transporte de artigos perigosos em aeronaves civis. Brasília, 2009. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/RBAC175EMD00.PDF. Acesso em: 18 fev. 2011.
Contexto
(12) com a autorização do operador de transporte aéreo ou dos operadores de transporte aéreo e exclusivamente como bagagem de mão, barômetro de mercúrio ou termômetro de mercúrio transportado por representante do serviço meteorológico governamental ou organismo oficial similar. O barômetro ou termômetro deverá estar acomodado em embalagem resistente com forro interior selado ou em bolsa de material resistente, estanque e impermeável ao mercúrio, que impeça eventuais fugas, independentemente da posição de acomodação. O comandante deverá ser informado.