APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "T"

temperatura
Definição1
1. [met] Podemos definir temperatura como: "uma condição de um corpo que determina sua capacidade de transmitir ou receber calor". Todos os corpos em qualquer estado estão dotados de um certo valor de temperatura. o calor se escoa de um corpor de temperatura mais elevada para outro de temperatura mais baixa, independente da quantidade de calor que cada corpo contenha; 2. [ter] É o grau de calor de uma substância. É medida numa escala que está baseada em mudanças físicas definidas. A temperatura dá a medida da energia cinética de uma substância. O limite mínimo de temperatura é chamado "zero absoluto". Não há um limite máximo teórico para a temperatura. A maior temperatura produzida na Terra foi de 25000°C.
Fonte1
ANTAS, Luiz Mendes. Dicionário de termos técnicos. 3. ed. São Paulo: Traço, 1980. 948 p. (Coleção Aeroespacial; t. 2.)
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. DCA 351-2: concepção operacional ATM nacional. Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=2444. Acesso em: 15 ago. 2011.
Contexto
e) a maior representatividade das condições meteorológicas, em todo ambiente operacional, será alcançada pelo uso pleno dos sensores de bordo das aeronaves, coletando, de forma automática, dados de vento, temperatura, umidade e turbulência (AMDAR e TAMDAR), o que contribuirá para o emprego operacional direto destes dados e a melhoria das previsões meteorológicas; e
Narrower Term
temperatura absoluta
temperatura ambiente
temperatura da claridade
temperatura de cura
temperatura do ar calibrado