APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

<< separação vertical | separação vertical mínima reduzida | separador de água >>
Back to: "S"

separação vertical mínima reduzida
Definição1
Dentro de um espaço aéreo RVSM, o controle de tráfego aéreo (ATC) separa verticalmente as aeronaves por um mínimo de 1000 pés entre os níveis de vôo (FL) 290 e FL 410 inclusive. Espaço aéreo RVSM é um espaço aéreo de qualificação especial; o operador e a aeronave usada pelo operador necessitam ser aprovados pelo DAC. O controle de tráfego aéreo fornece aos operadores RVSM as informações para planejamento da rota.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBHA 91: regras gerais de operação para aeronaves civis. Regras gerais de operação para aeronaves civis. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/RBHA91CONSOLIDADO.PDF. Acesso em: 28 nov. 2011.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. IAC 3508: orientação preliminar para aprovação de operadores e de aeronaves para operações com separação vertical mínima reduzida. Rio de Janeiro, 1995. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/iac/IAC3508.pdf. Acesso em: 28 nov. 2011.
Contexto
O conteúdo deste Manual substitui o disposto no Capítulo 15 da ICA 100-12, Regras do Ar e Serviços de Tráfego Aéreo, edição de 2009, e incorpora, basicamente, modificações de fraseologia relacionadas com os seguintes assuntos: - Navegação Baseada em Performance (PBN); - cotejamento das autorizações/instruções; - combustível mínimo; - esteira de turbulência pesada; - Serviço de Informação de Voo (FIS); - situação do trem de pouso; e - Separação Vertical Mínima Reduzida (RVSM).
Subárea
Controle de Tráfego Aéreo