APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

<< recursos contraincêndio | rede de telecomunicações aeronáuticas | rede do compartimento de gás >>
Back to: "R"

rede de telecomunicações aeronáuticas
Definição1
É uma nova arquitetura de sistemas de comunicação desenvolvida pela OAC - Organização de Aviação Civil Internacional, com o objetivo de oferecer maior capacidade para satisfazer as necessidades de comunicações do setor aéreo. Vários enlaces de dados aeroterrestres serão integrados através da ATN, com base na arquitetura de interconexão de sistemas abertos (OSI - Open System Interconnection). Em seu estágio acançado, a ATN proverá conectividade global e qualidade requerida de serviços para transmissão e recepção de todas as mensagens aeronáuticas, inclusive as comunicações de passageiros a bordo das aeronaves.
Fonte1
TROCANDO em miúdos: dicionário de termos aeronáuticos: gerenciamento do tráfego aéreo. São Paulo: C&R Editorial, 2010.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. DCA 351-2: controle do espaço aéreo - concepção operacional ATM nacional. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=3678. Acesso em: 08 out. 2014.
Nota adicional1
As informações fornecidas para este termo são resultantes de trabalhos de pesquisa do DECEA em cooperação com a ANAC.
Contexto
7.1.8 A difusão dos dados aeronáuticos será por meio de um ambiente completamente eletrônico, baseado no emprego da Rede de Telecomunicações Aeronáuticas. Somente será impressa a informação quando for necessária, para apoio de visualização e memorização temporária pelos usuários humanos.
Subárea
Telecomunicações Aeronáuticas