APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "P"

pouso direto
Definição1
Pouso realizado na pista alinhada dentro de 30° do curso da aproximação final, como complementação de uma aproximação por instrumentos.
Fonte1
DUTRA, Luiz Costa e Silva. Glossário aerotécnico: inglês-português. São Paulo: Traço, 1979. 469 p.
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. IS 21-013: instruções para obtenção de aprovação de instalação de equipamentos GNSS (Global Navigation Satellite Systems) stand alone para operações VFR e IFR PBN (Performance-Based Navigation). Instruções para obtenção de aprovação de instalação de equipamentos GN. Brasília, 2012. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/IS21-013A.PDF Acesso em: 11 out.2013.
Fonte3
EMBRAER. Technical dictionary english-portuguese. [São José dos Campos], 2001.
Fonte4
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. CIRCEA 100-54: padronização da elaboração de procedimentos de navegação aérea. Rio de Janeiro, 2011.
Nota adicional1
A identificação do tipo de procedimento de aproximação por instrumentos, para pouso direto, será realizada por meio do sensor ou auxílio que fornece o guia lateral do segmento de aproximação final (NDB, VOR, ILS, RADAR, PAR, RNAV), seguido da abreviatura RWY e do designador da cabeceira.
Nota adicional2
As informações fornecidas para este termo são resultantes de trabalhos de pesquisa do DECEA em cooperação com a ANAC.
Nota adicional3
O teto mínimo para pouso direto é único para todas as categorias de aeronaves, de acordo com cada tipo de procedimento (não-precisão, precisão e com guia vertical) e com os auxílios visuais disponíveis. O valor de teto mínimo para pouso direto é calculado arredondando-se o valor da OCH do segmento de aproximação final, estabelecido em relação à elevação do aeródromo ou da cabeceira, conforme o caso, para o múltiplo de 100 pés imediatamente superior.
Nota adicional4
A identificação do tipo de procedimento de aproximação por instrumentos, para pouso direto, será realizada por meio do sensor ou auxílio que fornece o guia lateral do segmento de aproximação final (NDB, VOR, ILS, RADAR, PAR, RNAV), seguido da abreviatura RWY e do designador da cabeceira. Exemplo: VOR RWY 15. Caso exista mais de um procedimento para pouso direto, em uma mesma pista, utilizando o mesmo sensor, será acrescida uma letra maiúscula, começando pelo Z, em sequência descendente, após a identificação do auxílio. Exemplos: VOR Z RWY 15, VOR Y RWY 15.
Contexto
Os mínimos operacionais para circular para um mesmo aeródromo deverão ser iguais, exceto onde os mesmos devam ser compatibilizados com os mínimos para pouso direto.
Subárea
Controle do Tráfego Aéreo
Related Term
aproximação para pouso direto
pouso direto alinhado
pouso direto não alinhado
Broader Term
pouso