APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "P"

potência nominal
Definição1
Potência média desenvolvida por um certo tipo de motor na velocidade nominal, quando funcionando a toda manete ou numa altitude ou pressão de admissão especificada.
Fonte1
ANTAS, Luiz Mendes. Dicionário de termos técnicos. 3. ed. São Paulo: Traço, 1980. 948 p. (Coleção Aeroespacial; t. 2.)
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 34: requisitos para drenagem de combustível e emissões de escapamento de aviões com motores a turbina. Brasília, 2013. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/RBAC34EMD04.PDF. Acesso em: 15 jan. 2014.
Contexto
34.31 Requisitos para Emissões de Escapamento.   (a) Emissões de fumaça do escapamento de cada motor aeronáutico usado do tipo turbina a gás da classe T8, a partir de 1º de fevereiro de 1974, não deve exceder um Número de Fumaça (SN) de 30. (b) Emissões de fumaça do escapamento de cada motor aeronáutico do tipo turbina a gás usado da classe TF e de potência nominal de empuxo igual a ou maior que 129 kilonewtons (29.000 libras), a partir de lº de Janeiro de 1976, não deve exceder SN=83,6(rO)-0,274(rO em kilonewtons). (c) Os requisitos estabelecidos nos parágrafos (a) e (b) desta seção referem-se às emissões de fumaça do escapamento emitidas durante operações do motor conforme especificado na seção aplicável da subparte H deste RBAC, medidas e calculadas de acordo com o procedimento estabelecido nesta subparte.
Subárea
Motores
Related Term
potência homologada
potência padrão