APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "A"

acelerômetro
Definição1
É um sensor capaz de medir ou efetuar medições do movimento de um objeto a partir do seu estado de repouso. No caso dos sistemas de navegação inercial (INS), sensores desse tipo medem a aceleração verificada nos três eixos – X, Y e Z – da aeronave equipada com INS, para processamento pelo computador do sistema.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. CNS/ATM Glossário. Disponível em: . Acesso em: 12 mai. 2014.
Definição2
Instrumento destinado à medida da aceleração numa determinada direção. Há vários tipos: acelerômetro de máxima, registrador, visual, etc. Em aviação, os tipos mais empregados se destinam à medida das acelerações verticais. Importante no voo em atmosfera agitada no que diz respeito á resistência do aparelho e conforto de ocupantes. É utilizado para medir a aceleração de um móvel segundo uma direção determinada (linear) ou de giro ao redor de certo eixo (angular). Sua maior aplicação é nos sistemas de navegação inercial e de pilotagem automática.
Fonte2
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Fonte3
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 121: requisitos operacionais: operações domésticas, de bandeira e suplementares. Brasília, 2010. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/RBAC121EMD00CONS2010NOV .PDF. Acesso em: 18 fev. 2011.
Contexto
O ensaio para determinar conformidade com esses requisitos deve incluir registro simultâneo da saída analógica do manche ou pedais, da saída de um acelerômetro fixado ao simulador em local próximo ao assento do piloto, do sinal de saída para o sistema de imagens (incluindo os retardos analógicos do sistema de visualização) e do sinal de saída para o indicador de atitude do piloto. A ANAC pode autorizar outro tipo de ensaio, desde que equivalente ao aqui previsto.
Subárea
Instrumentos de Voo
Imagem

 Descrição de um acelerômetro projetado no Sandia National Laboratories.

Descrição de um acelerômetro projetado no Sandia National Laboratories.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Accelerometer.png