APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "P"

ponto de aproximação perdida
Definição1
Ponto em um procedimento de aproximação por instrumentos no qual ou antes do qual o procedimento de aproximação perdida deve ser iniciado de maneira a garantir que a margem de separação de obstáculos não seja infringida.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. CIRCEA 100-54: padronização da elaboração de procedimentos de navegação aérea. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: . Acesso em: 16 ago. 2011.
Definição2
Ponto no qual deve-se iniciar o procedimento de aproximação perdida.
Fonte2
CAMPOS, M. C.; PAIVA, P. T.; PRICEVICIUS, T.; VARANDA, T. V. C. Glossário de aviação. São Paulo: Núcleo de Estudos de Tradução, 2002.
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. IAC 3512: orientação para utilização de equipamento GPS (Global Positioning System) em operações IFR em rota e em terminais e em procedimentos de aproximação de não-precisão por instrumentos no espaço aéreo brasileiro. Rio de Janeiro, 2001. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/iac/IAC3512.pdf. Acesso em: 15 ago. 2011.
Nota adicional1
As informações fornecidas para este termo são resultantes de trabalhos de pesquisa do DECEA em cooperação com a ANAC.
Contexto
4.6.5. Fixo de Início de Descida. Os fixos de inicio de descida são utilizados da mesma forma que nas aproximações com auxílios de solo. Os pilotos devem ser alertados de que a distâncias lidas no display do GPS são iguais às distâncias a voar até o próximo ponto de controle. Para procedimentos apenas GPS, qualquer fixo de início de descida requerido antes do ponto de aproximação perdida será identificado por distâncias ao longo da trajetória.
Subárea
Controle de Tráfego Aéreo