APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "P"

pista de táxi
Definição1
Trajetória definida em um aeródromo em terra, estabelecida para táxi de aeronaves e com a função de oferecer uma ligação entre as partes do aeródromo, incluindo: - Pista de Táxi e Acesso ao Estacionamento de Aeronaves. Parcela de um pátio de aeronaves com a função de oferecer uma circulação completa de táxi através do pátio de aeronaves. - Pista de Táxi de Pátio. Parcela de um sistema de pistas de táxi localizada em um pátio de aeronaves com a função de oferecer uma circulação completa de táxi através do pátio de aeronaves. - Pista de Táxi de Saída Rápida. Pista de táxi conectada a uma pista de pouso e decolagem em um ângulo agudo e projetada paa permitir que aeronaves em pouso saiam da pista em velocidades mais altas do que em outras pistas de táxi de saída e, dessa forma, minimizando o tempo de ocupação da pista de pouso e decolagem.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 154: projeto de aeródromos. Brasília, 2009. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil)
Definição2
1 Trajetória definida num aeroporto terrestre, selecionada e preparada para o uso do táxi de aeronave para ir ou vir da pista de pouso e decolagem.
Fonte2
ANTAS, Luiz Mendes. Dicionário de termos técnicos. 3. ed. São Paulo: Traço, 1980. 948 p. (Coleção Aeroespacial; t. 2.)
Fonte3
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 154: projeto de aeródromos. Emenda 01. Brasília, 2012. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/rbac/RBAC154EMD01.pdf. Acesso em: 12 maio 2014.
Contexto
Em uma pista de pouso e decolagem, ou parte dela, declarada interditada, deve ser colocada uma sinalização horizontal de interdição em cada extremidade da pista, ou da parte interditada, e outras sinalizações devem ser colocadas de forma que o intervalo máximo entre elas não exceda 300m. Em uma pista de táxi, deve ser colocada uma sinalização horizontal de interdição em cada extremidade da pista ou da parte declarada interditada.
Subárea
Infraestrutura Aeroportuária
Related Term
área de rolamento
pista de rolagem
Narrower Term
pista de táxi de helicópteros
pista de táxi de saída rápida
Imagem