Português
<< grupo motopropulsor | guinada | guinada adversa >>
Back to: "G"guinada
- Definição1
- Ato ou efeito de guinar, isto é, desviar lateralmente o avião da sua rota, seja para a direita ou para a esquerda. Esse movimento é estabelecido em torno do eixo vertical do avião.
- Fonte1
- ANTAS, Luiz Mendes. Dicionário de termos técnicos. 3. ed. São Paulo: Traço, 1980. 948 p. (Coleção Aeroespacial; t. 2.)
- Fonte2
- AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. Direção. Resolução n. 318, de 14 de maio de 2014. Aprova condição especial para o avião EMB-550, aplicável a assentos orientados transversalmente, de simples e múltipla ocupação, com ou sem incorporação de sistema airbag. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 16 maio 2014, Seção 1, p. 03. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/RA2014-0318.PDF. Acesso em: 16 maio 2014.
- Fonte3
- AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 135: requisitos operacionais: operações complementares e por demanda. Brasília, 2010. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/rbac/RBAC135EMD03.pdf. Acesso em: 29 abr. 2015.
- Contexto
- (2) A ação corretiva do piloto pode ser assumida como iniciando-se no momento em que é atingida a velocidade máxima de guinada, mas não antes de 2 segundos após a falha do motor. A magnitude da ação corretiva pode ser baseada nas forças de controle do RBAC 23, exceto que podem ser consideradas forças menores se for demonstrado, por análise ou por ensaio, que com essas forças é possível controlar a guinada e o rolamento resultante da condição de falha de motor estabelecida.
- Subárea
- Aviação Geral
- Related Term
- amortecedor de guinada
- Narrower Term
- guinada adversa
- guinada no solo
- guinagem lateral e vertical
- Imagem
Movimentos de arfagem, de rolamento e de guinada ao longo dos eixos lateral, longitudinal e vertical, respectivamente.