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- Definição1
- Termo usado para descrever o transporte de ULD ou carga no terminal, bem como da aeronave para terminal e vice-versa.
- Fonte1
- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13537: carga aérea e equipamento de apoio no solo para aeronave – vocabulário. Rio de Janeiro, 2006.
- Fonte2
- AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 121: requisitos operacionais: operações domésticas, de bandeira e suplementares. Brasília, 2010. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/RBAC121EMD00CONS2010NOV .PDF. Acesso em: 18 fev. 2011.
- Contexto
- (a) Exceto como previsto no parágrafo (b) desta seção ninguém pode decolar com um avião com motores convencionais a menos que seu peso na chegada, considerando consumo normal de combustível e óleo no voo, permita um pouso completo no destino pretendido dentro de 60% do comprimento efetivo de cada pista descrita abaixo, desde um ponto 50 pés diretamente acima da interseção do plano de liberação de obstáculos com a pista. Para os propósitos de determinar o peso de pouso permissível no aeródromo de destino, assume-se o seguinte: (1) o avião pousa na pista e na direção mais favoráveis com ar calmo; (2) o avião pousa na pista mais adequada considerando a provável direção e velocidade do vento (previstas para o horário esperado de chegada), as características de manuseio no solo do tipo de avião, outras condições como auxílios de pouso e terreno e considerando para efeitos de trajetória de pouso e rolagem até 50% da componente de vento de proa ou mais que 150% da componente de vento de cauda.
- Subárea
- Operações de solo
- Imagem
A ground-handling tug pulls a British Airways Boeing 747-400 at London Heathrow Airport, England.
Avião da Icelandair sendo atendido por outra companhia aérea (SAS) no Aeroporto Gardermoen.
Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Icelandair_Surtsey_TF-FIJ_boeing757-200.JPG